Tecido cartilaginoso ou cartilagem

O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por ser rígido, mas flexível.
A cartilagem é formada pelos condrócitos e a matriz

O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por sua consistência rígida, mas relativamente flexível. Esse tipo de tecido é encontrado em várias regiões do corpo, tais como nariz, orelhas e na superfície de órgãos.

Características do tecido cartilaginoso

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo e, portanto, apresenta células espalhadas em um material intercelular abundante (a matriz). As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.

As cartilagens não possuem vasos sanguíneos e, por isso, sua nutrição é feita por vasos sanguíneos presentes no pericôndrio, tecido conjuntivo que envolve o tecido cartilaginoso. Vale destacar que o tecido cartilaginoso também pode receber nutrição por meio do líquido sinovial presente nas cavidades das articulações. Além de não possuir vasos sanguíneos, a cartilagem não apresenta nervos e vasos linfáticos.

 Tipos de cartilagem

Podemos classificar o tecido cartilaginoso em três tipos básicos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa. Observe as características principais de cada um desses tipos:

  • Cartilagem hialina: Cartilagem que apresenta matriz formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo II e é circundada pelo pericôndrio. Essa é a cartilagem que forma o esqueleto do feto, esqueleto esse que é posteriormente substituído por ossos em um processo denominado de ossificação endocondral. A cartilagem hialina pode ser observada também no nariz, traqueia e brônquios.

  • Cartilagem elástica: Cartilagem que se destaca por apresentar grande quantidade de fibras elásticas e poucas fibrilas de colágeno, além de ser revestida por pericôndrio. Em virtude da presença de fibras elásticas, essa cartilagem possui grande elasticidade. Ela é encontrada no pavilhão auditivo, na laringe e na epiglote.

  • Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem: Cartilagem que apresenta quantidade relativamente grande de fibras de colágeno tipo I. Diferentemente das outras cartilagens, esta não apresenta pericôndrio. A cartilagem fibrosa pode ser observada nos discos intervertebrais, nos discos articulares das articulações dos joelhos e na ligação entre tendões e ossos.

Funções da cartilagem no organismo

As cartilagens estão relacionadas com uma série de importantes funções. Entre as principais funções estabelecidas por esse tecido, podemos citar:

  • Sustentação de tecidos moles;

  • Atuação na formação e crescimento de ossos;

  • Revestimento de superfícies articulares, facilitando o deslizamento dos ossos;

  • Absorção de impactos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos