Transporte Membranar de substâncias

O transporte de substâncias através da membrana

A difusão representa o mecanismo físico-químico de constante transporte de substâncias, solvente ou soluto, entre meios com diferenças de concentração e com tendência ao equilíbrio.

É necessariamente um transporte passivo, ou seja, sem gasto de energia metabólica despendida pela célula, permitindo a passagem de substratos de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da específica mediação de proteínas da membrana plasmática.


O fato de ser facilitada, não significa que esse transporte se veicule desordenadamente, sem fluxo ou necessidade celular. As proteínas transportadoras possuem em sua estrutura sítios específicos de ligação com afinidade aos produtos que deverão ser deslocados.

Dessa forma, a velocidade de difusão é controlada e limitada pela disponibilidade dos sítios de ligação, utilizados principalmente no transporte de carboidratos, aminoácidos, vitaminas e alguns íons: sódio, potássio, cálcio.

Outro processo de transporte membranar, denominado osmose, representa a circulação de difusão das moléculas de água do meio hipotônico para o meio hipertônico, através da membrana semipermeável. Esse movimento também tende ao equilíbrio de concentração entre os meios, tornando-os isotônicos.

Assim, a concentração da solução (mistura de soluto e solvente) determina a direção do fluxo osmótico, conforme a pressão que equilibra a entrada ou saída de água entre os dois meios, tendendo a homogeneidade.

É importante lembrar que a permeabilidade seletiva da membrana plasmática, auxilia na regulação da concentração interna da célula. Normalmente a seletividade da membrana garante proteção ao metabolismo celular.

Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.