Vantagens do parto normal ou vaginal

Vantagens do parto normal

Todas as fêmeas dos mamíferos têm o corpo preparado para a gravidez. Por isso quando falamos de parto normal estamos falando de algo natural. O parto normal não causa risco de hematomas, infecções ou complicações para a mãe nem para o bebê. É um tipo de parto que acontece naturalmente, no momento certo de o bebê nascer.

Durante a gravidez, o corpo da gestante vai se transformando e se preparando para o parto; quando chega a hora do nascimento do bebê, o médico examina a dilatação do colo do útero da mãe e a posição da criança. Se o colo do útero estiver dilatado e a criança estiver em posição cefálica (de cabeça para baixo), ocorrerá o parto normal. Há casos em que o médico precisa induzir a dilatação do colo do útero. Para isso o médico administra, via intravenosa, ocitocina sintética. A ocitocina é um hormônio já produzido naturalmente pela gestante durante o trabalho de parto.

Quando as contrações começam, as paredes do útero comprimem o bebê para que ele saia, e, com o esforço da mãe, o bebê é expelido. Ao realizar essa compressão todo o corpinho do bebê é comprimido, inclusive seu tórax. “Isso garante que o líquido amniótico de dentro dos seus pulmões seja expelido pela boca, facilitando o primeiro suspiro da criança na hora em que nasce”, explica Rosangela Garbers, neonatalogista do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. A mãe sente várias contrações e isso deixa o bebê estressado, fazendo com que ele produza o hormônio cortisol , mas isso é muito bom para a criança, pois faz com que seu pulmão funcione bem, podendo até mesmo evitar futuras pneumonias. Após a saída da criança, o útero se contrai mais uma vez para a saída da placenta.

Em alguns casos o médico opta por fazer um corte na região do períneo (região entre a vagina e o ânus), para que a criança saia sem romper os tecidos perineais. Esse corte é chamado de episiotomia, feito quando o espaço é pequeno e não dá para a criança passar. Após o parto, o corte é suturado e cicatriza-se em poucos dias.

Ao realizar parto normal o organismo da mãe produz ocitocina e prolactina, hormônios naturais que aceleram a descida do leite, e em um prazo máximo de 48 horas mãe e bebê recebem alta hospitalar e vão para casa.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos