Torre Eiffel

A Torre Eiffel é uma das paisagens mais marcantes de toda a Europa. Esse monumento é um dos principais pontos turísticos da cidade de Paris, a capital da França.
A Torre Eiffel é o símbolo da cidade de Paris (França).

A Torre Eiffel é um monumento, construído basicamente com ferro e aço, localizado na cidade de Paris, na França. Ela foi construída inicialmente para o evento Exposição Universal, realizado em 1889. Após o referido evento, mesmo com a previsão de desmonte da torre, ela foi mantida, tornando-se um dos principais pontos turísticos de todo o mundo.

A sua construção foi motivada pelas comemorações do centenário da Revolução Francesa. Ela possui 330 metros de altura, divididos em três grandes compartimentos, e tem grande importância histórica, econômica e turística para a França.

Leia também: Estátua da Liberdade — um dos principais símbolos estadunidenses na atualidade

Resumo sobre a Torre Eiffel

  • A Torre Eiffel foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1927), e sua inauguração oficial ocorreu em 31 de março de 1889.

  • Ela está localizada na região do Campo de Marte, na cidade de Paris, a capital da França, um dos principais países da Europa.

  • Sua construção significou um importante marco histórico e econômico para a França no centenário da Revolução Francesa.

  • Ela recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano, logo, é apontada como o ponto turístico pago mais visitado de todo o globo.

  • Ela é um patrimônio mundial da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

  • Ela é quase nove vezes maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

História da Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um monumento histórico construído na França para a chamada Exposição Universal, evento datado de 1889, no qual foi concretizada uma grande exposição para celebrar o centenário da Revolução Francesa. O desenho da torre foi escolhido por meio de um concurso que reuniu diversos especialistas em engenharia e arquitetura da época.

A referida construção foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1927), e sua inauguração oficial ocorreu em 31 de março de 1889. A princípio, a ideia era de que a Torre Eiffel fosse desmontada após a Exposição Universal, mas ela se tornou um dos principais símbolos da capital francesa.

Significado da Torre Eiffel

A construção da Torre Eiffel significou um importante marco histórico e econômico para a França, considerando que um dos objetivos dessa estrutura era comemorar o centenário da Revolução Francesa, além de consagrar o desenvolvimento industrial da França moderna. Portanto, ela possui um significado de modernidade para os franceses, mesmo com as críticas realizadas ao longo da sua construção e baseadas na preocupação com a descaracterização do centro histórico parisiense.

Características da Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um monumento localizado na região do Campo de Marte, na cidade de Paris, a capital da França. Ela possui 330 metros de altura, divididos em três grandes compartimentos. A base da torre é quadrada, com cerca de 125 metros em cada um dos seus lados. A sua estrutura, construída basicamente por ferro, pesa cerca de 10 toneladas.

Atualmente, a torre — um dos pontos turísticos mais visitados do mundo — conta com estruturas modernizadas, como acesso por elevadores e iluminação diversificada. Conforme estimativas, a Torre Eiffel recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano, sendo comumente apontada como o monumento pago mais visitado de todo o globo.

Qual a importância da Torre Eiffel?

A Torre Eiffel recebe milhões de turistas ao longo do ano. [1]

A Torre Eiffel possui vasta importância histórica, econômica e turística para a França. Primeiramente, o referido monumento marca o centenário da Revolução Francesa, importante movimento histórico que remete aos ideais de democracia presentes na maior parte dos países ocidentais.

Ainda, a Torre Eiffel oferta um ótimo retorno econômico para os franceses, especialmente por meio da atividade turística, já que é um dos monumentos mais visitados de todo o mundo. O turismo voltado para ela gera uma grande cadeia de empregos e serviços, contribuindo para o funcionamento da atividade econômica francesa, especialmente no setor de cultura e lazer.

Ademais, a Torre Eiffel tornou-se um forte símbolo cultural da França, uma das principais potências ocidentais globais, com vasta área de influência sobre diversos países do globo.

Veja também: Quais são as 7 maravilhas do mundo antigo?

Curiosidades sobre a Torre Eiffel

  • A Torre Eiffel possui 1710 degraus, que, antes da instalação dos modernos elevadores, eram utilizados para levar os turistas até o topo do monumento.

  • Em Paris, a Torre Eiffel é comumente chamada de Dama de Ferro, devido à grande quantidade dessa matéria-prima na sua estrutura.

  • A Torre Eiffel é um patrimônio mundial da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

  • O nome atual da Torre Eiffel é uma homenagem ao engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1927), que participou efetivamente da sua projeção e construção.

  • A estrutura da Torre Eiffel foi importante para a época da sua construção em razão da realização de pesquisas meteorológicas e da instalação de transmissores de rádio.

  • Ela é quase nove vezes maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que possui 38 metros de altura, contando com o pedestal.

Crédito de imagem

[1] Feel good studio / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!