Whatsapp icon Whatsapp

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um estado brasileiro da região Sudeste do Brasil. A sua história está ligada ao processo de colonização empreendido pelos portugueses, que instalaram importantes estruturas de comércio e serviços no seu território. Esse cenário atribuiu ao estado uma grande importância política e econômica que continua presente até os dias atuais.

O Rio de Janeiro possui uma estrutura moderna, por meio da disposição de vários equipamentos de transporte, serviços e comunicações. No entanto, as sucessíveis crises financeiras e políticas que ocorreram no estado dos últimos anos dificultam a atração de investimentos.

A geografia do Rio é muito diversificada, marcada pelo clima Tropical, com altas temperaturas, e por formações de Mata Atlântica e Manguezais. O estado possui um litoral recortado por belas praias banhadas pelo oceano Atlântico e que atraem muitos turistas. O turismo com a exploração petrolífera sãos os dois pilares econômicos fluminenses. Os turistas, além de belas paisagens, buscam conhecer a cultura local a participar das famosas comemorações de Carnaval e Réveillon que ocorrem no estado.

Leia também: Santa Catarina – estado da região Sul com alto desenvolvimento humano

Dados gerais do Rio de Janeiro

  • Região: Sudeste

  • Capital: Rio de Janeiro

  • Governo: Cláudio Castro (2019-2022)

  • Área territorial: 43.780.172 km² (IBGE, 2019)

  • População: 17.366.189 habitantes (IBGE, 2020)

  • Densidade demográfica: 396 hab./km² (IBGE, 2010)

  • Fuso: UTC-3

  • Clima: Tropical

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro foi um dos primeiros territórios ocupados pelos colonizadores no Brasil. Na atual cidade de Cabo Frio, no litoral norte do estado, foi fundado um posto de beneficiamento de pau-brasil.

A partir de então, o território fluminense foi sendo ocupado, em especial, ao longo do litoral, devido à necessidade de resguardar a região de invasões de tropas estrangeiras. Já em 1524, por meio da implementação do sistema de Capitanias Hereditárias, foram criadas duas divisões: a capitania de São Tomé e a de São Vicente.

Desde então, a ocupação do território fluminense foi se expandindo para o interior, com destaque para a influência dos ciclos econômicos, como o da cana-de-açúcar e o do café. O ciclo do ouro, na capitania de Minas Gerais, também fomentou a ocupação da região e a criação de importantes rotas terrestres entre os dois atuais estados.

No início de 1808, com a vinda da família imperial portuguesa para o Brasil, o estado e a cidade do Rio de Janeiro adquiriram destaque internacional, que continuou mesmo após a independência do Brasil (1822). Do mesmo modo, com a proclamação da república (1889), a cidade do Rio de Janeiro seguiu sendo a capital do país por meio da instituição de um Distrito Federal dentro dos seus limites.

Esse cenário só foi alterado com a construção de Brasília, que se tornou capital do Brasil, em 1960. Sendo assim, o antigo Distrito Federal, localizado na cidade do Rio de Janeiro, tornou-se um estado nomeado Guanabara. Em 1975, ocorreu a unificação dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, sendo essa a divisão atual do território fluminense.

Os fatos históricos elencados explicam a importância política e econômica do Rio de Janeiro no contexto brasileiro, sendo, até os dias atuais, um importante centro de decisões de poder do Brasil.

A cidade do Rio de Janeiro é a capital do estado de mesmo nome. Ela possui uma grande importância histórica e econômica para o Brasil.
A cidade do Rio de Janeiro é a capital do estado de mesmo nome. Ela possui uma grande importância histórica e econômica para o Brasil.

Geografia do Rio de Janeiro

O território estadual do Rio de Janeiro é o menor em extensão entre os estados da região Sudeste do Brasil. Ele está localizado na porção centro–sul do Brasil, fazendo divisas com os estados de Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, e sendo banhado pelo oceano Atlântico.

A geografia do Rio de Janeiro é muito diversa, marcada pelo clima Tropical, com duas estações bem definidas, uma mais seca e outra chuvosa. Já a vegetação do estado é composta por formações vegetais halófitas, como os Mangues, no litoral; por florestas tropicais, como a Mata Atlântica; e, nos pontos mais altos, por vegetações como os campos de altitude.

O relevo do estado é formado por uma extensa planície litorânea, conhecida popularmente como Baixada Fluminense, além de formações de relevo de planaltos e serras, como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira. Nas áreas serranas do Rio de Janeiro, as altitudes podem chegar até mais de 2500 metros. O estado possui um extenso litoral e muitas lagoas litorâneas, como as lagoas de Araruama, Maricá e Saquarema. Os principais rios que cortam o território fluminense são os rios Paraíba do Sul, Muriaé, Piraí e Macaé.

Veja também: Rio Tietê – rio mais importante do estado de São Paulo

Mapa do Rio de Janeiro

Fonte: IBGE.
Fonte: IBGE.

Divisão geográfica do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro possui 92 municípios, que estão agrupados em cinco regiões geográficas intermediárias e 14 regiões geográficas imediatas, conforme divisão realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017. A divisão geográfica do estado do Rio de Janeiro segue esta regionalização:

Regiões geográficas intermediárias

Regiões geográficas imediatas

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Angra dos Reis

Rio Bonito

Volta Redonda - Barra Mansa

Volta Redonda - Barra Mansa

Resende

Valença

Petrópolis

Petrópolis

Nova Friburgo

Três Rios - Paraíba do Sul

Campos do Goytacazes

Campos do Goytacazes

Itaperuna

Santo Antônio de Pádua

Cabo Frio

Cabo Frio

Macaé - Rio das Ostras

Fonte: IBGE.

Demografia do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro é o segundo mais populoso do Brasil. A sua população aproximada é de mais de 17 milhões de habitantes. No estado está localizada, ainda, a segunda maior cidade em população do Brasil, a capital estadual, Rio de Janeiro, que possui mais de 6 milhões de habitantes. Desse modo, percebe-se que, apesar da pequena extensão territorial, o estado possui uma ampla concentração populacional, em termos absolutos e relativos.

A população fluminense foi formada pela miscigenação entre os colonizadores portugueses, os nativos indígenas e a população africana. Além disso, em especial ao longo do século XX, o estado recebeu muitos imigrantes europeus, que se instalaram na Região Serrana estadual, assim como muitos nordestinos, que se concentraram na capital estadual.

As maiores cidades em população do Rio de Janeiro são: a capital, Rio de Janeiro, além de São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e Belford Roxo, sendo todas com mais de meio milhão de habitantes e localizadas na região metropolitana da capital.

A cidade de Nova Iguaçu é a segunda maior em população do Rio de Janeiro. Ela está localizada na Baixada Fluminense.
A cidade de Nova Iguaçu é a segunda maior em população do Rio de Janeiro. Ela está localizada na Baixada Fluminense.

Economia do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro é o segundo maior em geração de riquezas do Brasil. Sua economia está alicerçada na produção de petróleo, sendo o principal produto de exportação do estado. No setor primário, a extração de petróleo é o principal destaque, sendo que também há uma importante área de agricultura na Região Serrana e de exploração de sal na Região dos Lagos.

Com relação ao setor secundário, o estado é muito industrializado e conta com várias indústrias de destaque nacional, em especial na região sul fluminense, em cidades como Volta Redonda e Resende. As principais indústrias do Rio de Janeiro são petrolífera, siderúrgica, metalúrgica, automobilística, química, farmacêutica e alimentícia.

O setor terciário tem como principal gerador de riquezas o ramo de serviços, sendo que o principal elemento é o turismo, uma vez que o estado é um destino internacional de renome e que recebe muitos turistas durante todo o ano.

Leia também: O que é a terceirização da economia?

Governo do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro, assim como as demais unidades federativas do Brasil, apresenta uma clara divisão entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No que toca ao Executivo, o atual governador do estado é o político Cláudio Castro, cujo mandato dura até 2022. Já com relação ao Legislativo, o estado possui uma câmara estadual composta por 70 deputados. Em nível nacional, o Rio de Janeiro possui 46 deputados federais e três senadores.

Bandeira do Rio de Janeiro

Infraestrutura do Rio de Janeiro

O estado possui uma das infraestruturas mais avançadas do Brasil em razão da ocupação antiga, da sua importância política ao longo da história e dos investimentos relacionados à exploração de petróleo e à prática do turismo. A realização de grandes eventos na cidade, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e a Olimpíadas de Verão de 2016, também contribuiu para a construção de uma rede de transportes e comunicação no estado.

O Rio de Janeiro possui aeroportos de destaque nacional, além de ser cortado por rodovias importantes do país, por linhas férreas usadas para o transporte de bens primários, e da presença de portos dedicados às exportações de produtos brasileiros. O estado conta, ainda, com importantes equipamentos esportivos e culturais, como estádios de futebol modernos e arenas multiúso, além de grandes parques e áreas destinadas ao turismo e lazer.

Já com relação aos serviços públicos, nos últimos anos, há uma ausência de investimentos em razão das crises financeiras que atingem o estado. Desse modo, questões de educação, saúde e, principalmente, segurança são sempre elencadas como áreas que carecem de ação do estado para a sua melhoria.

Cultura do Rio de Janeiro

As cidades da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, como Búzios, são muito procuradas por turistas por suas belas paisagens e festas de final de ano.
As cidades da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, como Búzios, são muito procuradas por turistas por suas belas paisagens e festas de final de ano.

O estado do Rio de Janeiro apresenta uma cultura muito rica e diversificada, sendo reconhecida internacionalmente, seja pelas manifestações artísticas e culturais, seja pelo talento de pintores, escritores e arquitetos que contribuíram para a história do estado. No Rio de Janeiro, gêneros como o samba, o pagode e o funk são os mais ouvidos pela população. O estado conta com muitos museus, na capital e em cidades como Petrópolis, assim como estruturas históricas que remontam ao período colonial, como as fazendas de Valença.

A capital estadual e as cidades do litoral são conhecidas pelos festejos de Carnaval e Réveillon, eventos que são replicados pelo interior. No esporte, o estado possui times destaques no futebol, vôlei e basquete e que disputam as principais ligas esportivas do Brasil. Além disso, a população é muito adepta à prática de esportes ao ar livre, como corridas e caminhadas na orla das praias.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Distrito Federal
Conheça as características do Distrito Federal. Entenda a divisão geográfica e a forma de administração pública que são específicas desse ente federado brasileiro.
Espírito Santo
Conheça os aspectos geográficos do Espírito Santo. Saiba mais sobre o processo de ocupação histórica e de desenvolvimento econômico desse pequeno estado sudestino.
Minas Gerais
Clique aqui e saiba mais sobre a história do estado de Minas Gerais. Conheça também seus principais aspectos naturais, econômicos e culturais.
Região Sudeste
Conheça os principais aspectos geográficos da região Sudeste do Brasil. Entenda a importância política dessa região, assim como o seu dinamismo econômico.
Bandeira do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro
Conheça as principais características geográficas do Rio de Janeiro. Veja mais sobre os principais dados demográficos, econômicos e culturais da Cidade Maravilhosa.
Santa Catarina
Conheças as características de Santa Catarina. Veja quais são os setores de destaque da economia local. Saiba mais sobre os imigrantes que povoaram o estado.
São Paulo
Veja os principais aspectos da geografia e da história de São Paulo. Entenda de que maneira o estado concentra as principais atividades econômicas do país.
UPP, ação pública de atuação militar sobre áreas controladas pelo tráfico
UPP – Unidade de Polícia Pacificadora
Conheça um pouco mais sobre a Unidade de Polícia Pacificadora, a UPP, e a atuação dessa organização militar nas comunidades do Rio de Janeiro.
video icon
Geografia
ONU – Organização das Nações Unidas
Assista à nossa videoaula sobre a ONU - Organização das Nações Unidas, e entenda o que é essa organização internacional. Conheça o histórico da ONU e sua importância para o mundo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.