14 de novembro – Dia do Bandeirante

O Dia do Bandeirante é celebrado no Brasil em 14 de novembro. Essa data está relacionada com uma cidade do interior de São Paulo: Santana de Paranaíba.
Estátua de Raposo Tavares, um dos principais bandeirantes paulistas.

Quando pensamos na história do Brasil Colonial, sobretudo nos aspectos que envolvem o adentramento do território por meio de expedições que varavam o sertão em busca de metais preciosos, de apresamento de índios e de fundação de novas vilas e cidades, vem-nos à mente a figura dos bandeirantes.

Quem foram os bandeirantes?

Homens como Domingos Jorge Velho (que foi responsável pela destruição do Quilombo dos Palmares, situado entre os atuais estados de Pernambuco e Paraíba), Raposo Tavares, Fernão Dias Paes e Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, foram responsáveis pelo desbravamento e reconhecimento do território do interior do Brasil, até então pouco conhecido e explorado. Os únicos que conheciam os sertões brasileiros e que mantinham, também, contato com os grupos indígenas eram os jesuítas, que, por isso mesmo, entraram em conflito com os bandeirantes no período colonial.

Importância do Dia do Bandeirante

A despeito das inúmeras discussões e controvérsias que existem em torno da figura dos bandeirantes, o fato é que eles tiveram importância fundamental na formação do Brasil. Essa importância é ressaltada na data escolhida para homenageá-los, o dia 14 de novembro.

O dia 14 de novembro foi escolhido para homenagear os bandeirantes porque foi nesse dia, em 1625, que a cidade de Santana de Paranaíba, localizada no interior do atual estado de São Paulo, foi elevada à condição de Vila. Essa cidade recebeu esse nome por ter como padroeira Santa Ana, mãe da Virgem Maria, e foi, entre os séculos XVII e XVIII, o principal reduto dos bandeirantes paulistas. Desde 1580 que Santana do Paranaíba existe – foi fundada na época do Governo-geral de Mem de Sá. Os bandeirantes que saíam em comitiva das vilas de São Vicente e de São Paulo aportavam em Santana para abastecer-se de mantimentos e também tratar dos animais.

Com o tempo, a cidade foi se tornando ponto fundamental para as expedições dos bandeirantes, e a sua história passou a estar intimamente relacionada com a atividade das bandeiras. Por esse motivo, tanto o aniversário da cidade quanto o dia dos bandeirantes são comemorados na mesma data.

Publicado por Cláudio Fernandes
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.