6 de janeiro — Dia de Reis

Dia de Reis é uma data comemorativa que faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica. É celebrado em 6 de janeiro e relembra a manifestação de Jesus Cristo.
O Dia de Reis é celebrado no dia 6 de janeiro. [1]

O Dia de Reis é uma celebração presente no calendário litúrgico da Igreja Católica, também conhecida como Solenidade da Epifania do Senhor e celebrada no dia 6 de janeiro. Essa festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses e é conhecida por celebrar a primeira manifestação de Jesus como messias.

A celebração do Dia de Reis encerra o período da Epifania, marcando o fim do ciclo natalino e o momento em que as decorações de Natal são desmontadas. Essa data comemorativa relembra os reis magos, que foram do Oriente, guiados por uma estrela, homenagear e prestar culto ao recém-nascido Jesus.

Leia também: Páscoa — a celebração cristã que relembra os últimos atos da vida de Jesus Cristo

Resumo sobre Dia de Reis

  • O Dia de Reis é uma data comemorativa da Igreja Católica celebrada no dia 6 de janeiro.

  • Essa data celebra a primeira manifestação de Jesus Cristo como messias.

  • A festa encerra o ciclo da Epifania, marcando o desmonte das decorações natalinas.

  • O Dia de Reis relembra os reis magos, que viajaram do Oriente para homenagear e cultuar Jesus.

  • É celebrado no Brasil por meio de canções, teatros, desfiles, entre outros eventos públicos.

O que é o Dia de Reis?

Celebrado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma data comemorativa muito importante do calendário religioso da Igreja Católica e relembra a visita dos reis magos a Jesus.

Essa celebração também é conhecida como Solenidade da Epifania do Senhor e é entendida como o momento em que Jesus Cristo manifestou-se como messias. Essa manifestação de Cristo aconteceu com a visita dos reis magos ao local de nascimento de Jesus, em Belém.

Essa data comemorativa também é entendida como o término da Epifania, encerrando as celebrações natalinas para a Igreja Católica. Com isso, os presépios são desmontados, assim como outras decorações natalinas, como a árvore de Natal, por exemplo. Essa celebração acontece exatamente 12 dias depois da data de nascimento de Jesus, 25 de dezembro, na tradição cristã.

A história da ida dos Reis Magos para visitar Jesus logo após o seu nascimento é narrada no Evangelho de Mateus. O texto bíblico em nenhum momento refere-se a esses magos como reis, mas essa é uma tradição que se estabeleceu durante a Idade Média. A celebração do Dia de Reis foi trazida para o Brasil durante o período colonial pelos portugueses e se consolidou como uma tradição religiosa.

Celebração do Dia de Reis

Grupo musical celebrando o Dia de Reis na Folia de Reis. [2]

A celebração do Dia de Reis se espalha por diferentes regiões do Brasil e as formas como ela acontece varia de acordo com a região. Em algumas regiões, formam-se pequenos grupos que passam na rua cantando canções religiosas, além de haver dançarinos em roupas típicas. Esses grupos passam de porta em porta cantando canções e recebendo doações, sobretudo de alimentos.

Em alguns locais, os grupos musicais que atuam na celebração são conhecidos como Terno de Reis. Esses grupos são compostos por três músicos que cantam canções religiosas. Em outros locais, acontecem celebrações em frente a presépios municipais. Essas celebrações por causa do Dia de Reis também são conhecidas como Folia de Reis ou Reisado.

Ocorrem também desfiles nas ruas, nos quais grupos participantes da festa usam roupas típicas, carregando consigo estandartes ou bandeiras. Além disso, acontecem apresentações teatrais e outros tipos de eventos. Por fim, missas são realizadas.

Veja também: 24 de junho — Dia de São João

Quem eram os reis magos?

Na tradição cristã, os reis magos são figuras que saíram do Oriente para encontrar o recém-nascido Jesus Cristo, oferecendo-lhe os seguintes presentes: ouro, incenso e mirra. O relato bíblico conta que eles foram guiados por uma estrela até encontrarem Jesus em Belém. O texto bíblico denomina esses homens de magos, referindo-se a eles como homens sábios.

Esses magos passaram a ser chamados de reis durante a Idade Média. Outra interpretação afirma que eles levaram o nome de magos por serem associados com a Pérsia e o zoroastrismo. Nesse mesmo período, popularizou-se na tradição cristã o nome desses homens. Eles são conhecidos como Baltasar, Gaspar e Melchior (também conhecido como Belchior).

A menção dos nomes dos reis magos foi encontrada em um texto do ano 500 chamado Excerpta Latina Barbari, e o autor desse texto é desconhecido. Não se sabe também se eles eram três, porque o texto bíblico não menciona quantos eles eram. Esse número se popularizou porque os presentes entregues a Jesus foram três.

Créditos de imagem

[1] Paulo Nabas / Shutterstock

[2] Paulo Nabas / Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos