Whatsapp icon Whatsapp

Páscoa

A Páscoa é uma celebração da tradição do cristianismo e relembra-nos os últimos atos da vida de Jesus Cristo. Essa festa surgiu sob influência de uma celebração judaica, chamada Pessach, que acontece, aproximadamente, no mesmo período. A Páscoa ocorre como lembrança da prisão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

É a celebração mais importante do calendário religioso do cristianismo e é um período aguardado com muita expectativa pelos fiéis. A data da Páscoa é móvel, e seus critérios de definição foram estabelecidos pela Igreja Católica no século IV d.C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acesse também: Senhor do Bonfim - a história de uma das maiores devoções religiosas do Brasil

Quando começou a comemoração da Páscoa?

A Páscoa comemorada pelos cristãos é uma ressignificação da “Pessach”, a festa judaica que celebra a libertação dos hebreus.
A Páscoa comemorada pelos cristãos é uma ressignificação da “Pessach”, a festa judaica que celebra a libertação dos hebreus.

A Páscoa cristã é um evento religioso que surgiu com base na ressignificação de uma festa realizada pelos judeus na Antiguidade (e celebrada até hoje). Trata-se da Pessach, celebração judaica que significa “passagem” e é vulgarmente conhecida como “páscoa judaica”. Essa festa acontece em obediência a uma ordem de Javé e relembra aos judeus a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

Na narrativa bíblica (“Exôdo”, capítulo 12), a Páscoa foi instituída como uma ordem de Javé antes da passagem do anjo da morte pelo Egito. Essa foi a décima praga egípsia, e, após a passagem do anjo da morte e da morte dos primogênitos naquele lugar, os hebreus foram libertos da escravidão. Essa tradição consolidou-se entre os judeus e existe até hoje.

Com o surgimento do cristianismo, os fiéis adeptos dessa religião deram novo sentido à celebração em homenagem ao sacrifício de Jesus. Assim, os judeus celebram a libertação da escravidão do Egito, e os cristãos, a crucificação e ressurreição de Jesus, eventos chamados pelos últimos como Paixão de Cristo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual o significado da Páscoa?

A Páscoa é a celebração religiosa mais importante do cristianismo, pois trata de um feito muito importante na crença cristã: a ressurreição de Jesus Cristo. A ressurreição é entendida como uma manifestação da divindade de Jesus, uma vez que só ele, enquanto Filho de Deus, pôde realizar tal feito.

Além disso, os cristãos acreditam que esse acontecimento consolidou o propósito de Deus de salvar os humanos. Para redimi-los dos seus pecados, Ele enviou seu próprio filho para que pudesse sacrificar-se no lugar da humanidade. Isso porque, na concepção cristã, aquele que peca, peca contra Deus, e a consequência de seu pecado é a morte. Assim, para redimir o erro dos homens, era necessário que alguém sofresse, e esse alguém foi Jesus de Nazaré.

Outra concepção importante do cristianismo é a crença de que os homens serão ressuscitados durante o retorno de Jesus à Terra. Isso pode ser percebido na fala de Paulo, o apóstolo: “Porém, cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; e então virá o fim” (I Coríntios 15: 23-24).

Acesse também: Natal – a festa que nos relembra o nascimento de Jesus Cristo

Preparação para a Páscoa

A Páscoa é uma data muito importante para os cristãos porque celebra o sacrifício de Jesus assim como a sua ressurreição.
A Páscoa é uma data muito importante para os cristãos porque celebra o sacrifício de Jesus assim como a sua ressurreição.

Como a Páscoa é a data religiosa mais importante do calendário cristão, sua chegada é aguardada com muita expectativa, e a existência da quaresma e da tradição da Semana Santa é demonstração disso. A quaresma é um período de 40 dias criado pela Igreja Católica durante a Idade Média. Esse momento é marcado por práticas de penitência, evidenciando uma procura por santificação à medida que a Páscoa aproxima-se.

A Semana Santa, por sua vez, é uma tradição que relembra os últimos passos de Cristo antes de sua prisão, condenação e crucificação. Inicia-se no Domingo de Ramos, o momento que Jesus retornou à cidade de Jerusalém e foi recebido pela população da cidade como rei. Nesse dia, os ramos significam a “vitória da vida sobre a morte e o pecado”|1|.

Na Quinta-Feira Santa é relembrada a Última Ceia, momento em que Jesus reuniu-se com seus discípulos para celebrar uma refeição. Nesse momento, Jesus instituiu a Eucaristia, sacramento extremamente importante do cristianismo, e anunciou os acontecimentos dos próximos dias, falando da traição que ele sofreria.

Ainda na Quinta-Feira Santa, Jesus foi preso, e, no dia seguinte, a Sexta-Feira Santa, ele foi crucificado e morreu. O Sábado de Aleluia é o momento que o corpo de Cristo estava no Santo Sepulcro e é o dia que antecede o Domingo de Páscoa, quando Ele ressuscitou.

Acesse também: Corpus Christi, a data que celebra o sacramento da Eucaristia

Data da Páscoa

Na Antiguidade, os cristãos celebravam a Páscoa no mesmo dia em que os judeus celebravam a Pessach. A partir do Concílio de Niceia, em 325, as autoridades da Igreja Católica discutiram e instituíram critérios para delimitar a data de celebração da Páscoa. Essa não possui data fixa, portanto, é uma festa com data móvel, que acontece em dias diferentes todos os anos.

Os critérios escolhidos são: a Páscoa acontece no primeiro domingo após a lua cheia que aparece logo após o equinócio de primavera. Esses critérios levam em consideração o Hemisfério Norte, pois, no Hemisfério Sul, ela acontece durante o equinócio de outono.

Nota

|1| O que é o Domingo de Ramos? Para acessar, clique aqui.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos de Páscoa

Coelho da Páscoa
Clique aqui para saber mais sobre a história do coelho da Páscoa, um dos símbolos da Páscoa moderna. Conheça as diferentes teorias que explicam sua origem.
Colomba Pascal
Colomba Pascal, um alimento muito presente na Páscoa.
Comer muitos ovos de Páscoa faz mal?
Clique aqui e entenda por que comer muitos ovos de Páscoa faz mal mesmo o chocolate apresentando substâncias benéficas para o corpo humano.
Data da Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a datação do dia em que se comemora a Páscoa. Entenda os critérios utilizados por cada religião.
História da Páscoa
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre os diferentes significados da Páscoa, seja em sua tradição judaica e relacionada à história dos hebreus, seja em sua tradição cristã, relacionada diretamente com a vida de Cristo, além de conhecer algumas influências de outros povos na Páscoa.
Ovo de Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a história do ovo de Páscoa. Conheça sua origem, seu significado e qual sua relação com a Páscoa cristã.
Páscoa Cristã
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre o significado da Páscoa para os cristãos. Entenda como essa comemoração está relacionada com a crucificação e ressurreição de Cristo e veja como ela é comemorada aqui no Brasil durante a Semana Santa.
Quarta-Feira de Cinzas
Clique no link para saber mais detalhes sobre a Quarta-Feira de Cinzas, data presente no calendário católico.
Sexta-Feira Santa
Clique no link para aprender sobre a Sexta-Feira Santa. Entenda o que esse dia representa para os cristãos e saiba se é considerado feriado no Brasil.
Símbolos da Páscoa
Acesse para conhecer mais sobre os símbolos da Páscoa. Confira detalhes sobre os ovos de Páscoa, a colomba pascal, o Círio Pascal, o pão e o vinho, entre outros.
video icon
Professora ao lado do texto"Modo subjuntivo: tempos verbais e conjugação".
Português
Modo subjuntivo: tempos verbais e conjugação
Nesta videoaula, analisaremos cuidadosamente o emprego do modo subjuntivo, o qual expressa, em uma oração subordinada, sentimento, hipótese, probabilidade ou incerteza. Esse é um modo verbal cujos tempos simples e compostos demonstram valores diversificados. Não deixe de assistir!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.