Coletividade

O espírito de coletividade na escola.

Para manter bons resultados no ambiente escolar, seja ele por parte dos educadores ou dos alunos, é fundamental que o indivíduo desenvolva o espírito de coletividade.
Geralmente, a dinâmica é uma das formas de aplicar o espírito de coletividade, porém, não é considerada como proveitosa durante todo ano.

Sugere-se que ao propor atividades em grupo o professor avalie se, ao serem colocadas em prática, não deixam constrangidos aqueles alunos que estarão expostos.
O educador, como mediador do conhecimento, deve planejar situações que proporcione o entrosamento e o desenvolvimento constante durante todo o ano. Tal colocação deve ser levada em conta também na questão do educador em relação à equipe escolar.

O educador necessita ter consciência da importância do espírito de coletividade com os colegas de trabalho, no sentido de ter uma boa adaptação no meio e até mesmo de repassar aos demais colegas a bagagem de conhecimento, pensando no aproveitamento dos demais.
De acordo com estudos realizados, são necessárias algumas competências básicas que auxiliam e tornam mais positivo o trabalho em equipe: saber cooperar e trabalhar em rede, considerar a escola como uma comunidade educativa, aprender a se sentir um membro efetivo e coletivo. Essas competências básicas colocadas em prática representam um grande passo para somar ao grupo.

O educador deve estabelecer com os demais colegas esse tipo de relação, tendo como prioridade a coletividade, as oportunidades de troca de experiências se tornarão mais freqüentes propiciando o enriquecimento intelectual.

Publicado por Elen Cristine
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?