A diferença entre frear e parar

Existe uma diferença entre frear e parar um automóvel, uma motocicleta ou até mesmo uma bicicleta. Essa diferença é definida pelo Movimento Uniformemente Variado.
Colisão proveniente da relação: frear - parar

A diferença entre frear e parar um móvel tem sua definição baseada no movimento uniformemente variado. Isso acontece pelo fato de a velocidade sofrer variações iguais em intervalos de tempo também iguais.

Existe uma condição para que o movimento uniformemente variado aconteça: é necessário que a aceleração média seja igual à aceleração instantânea e seu valor seja diferente de zero.

Vemos nessa definição que, no Movimento Uniformemente Variado (MUV), a velocidade sofre variações enquanto a aceleração escalar é constante e diferente de zero.

Quando os freios de um móvel (carro, moto, bicicleta, ônibus, etc.) são acionados, esse não para imediatamente, demorando um tempo até parar totalmente.

Essa diferença entre frear e parar é facilmente observada em dias chuvosos, porque a água que fica concentrada no chão faz com que o carro “derrape”, demorando mais a parar.

Existem condições que podemos analisar para entendermos fisicamente esse assunto.

Tempo de reação – é o tempo que o condutor demora para tomar a decisão de frear o móvel ou de acelerar. Ele varia entre 0,5 s e 1,0 s.

Distância de Frenagem – é a distância percorrida pelo carro no momento de frear até o ponto onde ele, de fato, para. Essa distância pode ser maior ou menor; isso depende do estado de conservação dos pneus, do asfalto e também da umidade.

Velocidade do móvel – outro fator importante é a velocidade do móvel. Quanto maior sua velocidade, mais ele vai demorar a parar.

Podemos calcular a análise de aceleração introduzida pelos freios do móvel através da função horária da velocidade, representada pela equação matemática:


Onde:
v = velocidade inicial
v0 = velocidade inicial
a= aceleração
t = tempo


Há também a possibilidade de calcular a distância total de reação do condutor até a decisão de parar o móvel. Esse cálculo pode ser feito através da equação:

d paragem = d reação + d frenagem

Onde:
d paragem = distância de paragem
d reação = distância de reação
d frenagem = distância de frenagem

Todos esses conceitos físicos servem para conscientizar sobre os perigos principalmente encontrados no trânsito. É importante olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, pensar duas vezes ao furar o sinal vermelho e principalmente ficar na frente de automóveis mais pesados como ônibus e caminhões. Afinal entre frear e parar existe diferença!

Publicado por Talita Alves dos Anjos
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.