Sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos

Os sistemas mono, bi e trifásicos são instalados de acordo com o tipo de estabelecimento e com a quantidade de equipamentos elétricos.
Os sistemas mono, bi e trifásicos são instalados de acordo com a necessidade de cada consumidor

O fornecimento de energia para os inúmeros estabelecimentos residenciais, comerciais e industriais pode ser feito por meio de sistemas monofásicos, bifásicos ou trifásicos. A utilização de cada sistema de transmissão ocorre a partir do tipo de estabelecimento que receberá a energia elétrica e da potência total dos equipamentos elétricos ligados à rede.

Sistema monofásico

No sistema monofásico, a rede é construída com dois fios: uma fase e um neutro. A tensão elétrica máxima que pode ser ofertada por esse sistema é de 127 V. Redes monofásicas são instaladas somente quando a soma das potências de todos os equipamentos de uma residência atinge um valor máximo de 8 kw (8000 watts).

Sistema bifásico

O sistema bifásico é caracterizado pela existência de três fios entre a rede elétrica e o estabelecimento que receberá energia. A capacidade de tensões elétricas é de 127 V ou 220 V. Esse tipo de ligação é utilizado apenas em zonas rurais, onde a quantidade de equipamentos elétricos não é tão grande como a das zonas urbanas. Sistemas bifásicos são utilizados para potências de 12000 W até 25000 W.

Sistema trifásico

No sistema trifásico, a rede elétrica é composta por quatro fios: três fases e um neutro. As tensões elétricas geradas são de 127 V ou 220 V e podem lidar com potências de 25000 W até 75000 W. A instalação trifásica é a mais indicada para residências que possuem equipamentos elétricos cuja soma das potências ultrapassa 8000 W, bem como para indústrias e o comércio.

Vantagens do sistema trifásico

1. Evita a queda inoportuna de energia;

2. Utiliza menor quantidade de cobre e alumínio para fornecer a mesma potência que um sistema monofásico;

3. A potência total nunca é nula;

4. Motores trifásicos são menores que motores monofásicos de mesma potência.

Proteção do sistema trifásico

A proteção de uma instalação trifásica é feita com o auxílio de um disjuntor termomagnético tripolar. Cada fase pode ser ligada a um polo do disjuntor e atender um setor diferente de uma residência, por exemplo. Caso ocorra uma sobrecarga em um dos setores da casa, o disjuntor será desligado, mas o fornecimento de energia para os demais cômodos não será afetado.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos