Federação dos Estados da Micronésia

Bandeira da Federação dos Estados da Micronésia

Localizada na Oceania, a Federação dos Estados da Micronésia não possui fronteiras terrestres e seu território é formado por um conjunto de aproximadamente 600 ilhas no Oceano Pacífico. Essas ilhas estão divididas em quatro estados: Chuuk, Korae, Pohnpei e Yap, sendo que a capital nacional, Palikir, está situada em Pohnpei.

O território, bastante montanhoso, possui extensão de apenas 702 quilômetros quadrados. O clima é tropical, com temperaturas elevadas durante a maior parte do ano. O país é afetado pelo fenômeno El Niño, que desencadeia tufões, além de extensos períodos de seca, provocando a escassez de água potável.

A população é composta por cerca de 110 mil habitantes, sendo a densidade demográfica de 157,7 habitantes por quilômetro quadrado. O país apresenta problemas de ordem socioeconômica, fato que impulsiona os movimentos emigratórios – cerca de 2% da população deixa anualmente a nação. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nacional é médio: 0,614.

A Federação dos Estados da Micronésia depende da ajuda dos Estados Unidos da América, que disponibilizam combustível, fornecem segurança e auxiliam no desenvolvimento da infraestrutura. A economia nacional, pouco desenvolvida, tem na agricultura de subsistência e na pesca as principais fontes de recursos financeiros. Apesar das belezas naturais, o turismo é pouco explorado.


Litoral da Federação dos Estados da Micronésia

Dados da Micronésia:

Localização: Oceania.

Área: 702 km².

Capital: Palikir.

Idioma: Inglês e línguas regionais.

População: 110.728 habitantes.

Densidade demográfica: 157,7 hab/km².

População urbana: 22,6%.

População rural: 77,4%.

Esperança de vida ao nascer: 68 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,614 (médio).

Religião: Cristianismo 93,2% (católicos 69,7%, protestantes 23,5%), crenças tradicionais 3,4%, outras 2,7%, sem religião e ateísmo 0,7%.

Governo: República presidencialista.

Moeda: Dólar americano.

Produto Interno Bruto (PIB): 247 milhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.