Angola

Angola é um país localizado na África. É banhado pelo oceano Atlântico e possui diversas formações vegetais, como florestas, savanas e desertos. A sua história é marcada pela colonização portuguesa, que influenciou as práticas culturais da população, como a língua e a religião. A República de Angola se tornou independente em 1975 e a sua forma de governo é o presidencialismo.

A economia é baseada na extração de recursos minerais, como o petróleo e o gás natural. A população angolana desfruta de condições precárias de serviços públicos, como saúde e educação. Além disso, o país apresenta uma elevada desigualdade econômica e social.

Leia também: Quais são os países da África?

Dados gerais de Angola

  • Nome oficial: República de Angola
  • Gentílico: angolano
  • Extensão territorial: 1.246.700 quilômetros quadrados
  • Localização: Sul da África
  • Capital: Luanda
  • Clima: Temperado
  • Governo: república presidencialista
  • Idioma: português
  • Religiões:
    - 93,4% (cristianismo)
    - 1% (ateísmo)
    - 5,6% (outras)
  • População: 30.810.000 habitantes
  • Densidade demográfica: 15 habitantes/quilômetro quadrado
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,581 (médio)
  • Moeda: Kwanza
  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 105,8 bilhões
  • PIB per capita: US$ 3.432,39
  • Gini: 51,3%
  • Fuso horário: UTC+1
  • Relações exteriores
    - Organização das Nações Unidas (ONU)
    - Organização Mundial do Comércio (OMC)
    - Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)
  • Divisão administrativa: 10 províncias, que são:

Cabinda

Lunda Sul

Zaire

Benguela

Uíge

Huambo

Luanda

Bié

Bengo

Moxico

Cuanza Norte

Namibe

Malanje

Huíla

Lunda Norte

Cunene

Cuanza Sul

Cuando Cubango

Geografia de Angola

Angola está localizada na porção sul do continente africano. O país faz fronteira com:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O território angolano é banhado pelo oceano Atlântico e tem como rios principais o Cuanza, Cubango, Cuando e Cuango. O relevo é formado por grandes planaltos, com formações montanhosas que separam o interior do país das planícies litorâneas. O clima angolano é caracterizado por duas estações bem definidas:

  • quente e úmida
  • fria e seca

Além disso, o relevo, as correntes marítimas e as áreas de alta pressão influenciam diretamente nas características climáticas do país. A vegetação é formada por florestas tropicais, savanas e áreas desérticas. O país possui uma fauna composta por grandes espécies africanas, como zebras, girafas, leões e leopardos.

Angola possui paisagens naturais muito diversificadas em razão das suas condições geomorfológicas e climáticas.
Angola possui paisagens naturais muito diversificadas em razão das suas condições geomorfológicas e climáticas.

História da Angola

O território angolano era habitado por populações tradicionais. No ano de 1483, a chegada de navegadores portugueses iniciou o processo de colonização do país. Desse modo, Portugal dominou a área atual de Angola por um sistema de colonização baseado principalmente no comércio de escravizados, sendo que muito deles eram negociados e transportados para o Brasil. O comércio de escravizados foi extremamente lucrativo para os portugueses e foi cessado com a promulgação da Lei Áurea no Brasil.

Em 1961, após anos de colonização portuguesa, os angolanos se organizaram em movimentos independentistas e realizaram diversas revoltas contra o domínio de Portugal. O referido cenário culminou na independência de Angola no ano de 1975. No entanto, as profundas diferenças políticas entre os grupos que lutaram pela independência angolana resultaram em uma longa guerra civil, que terminou somente no ano de 2002.

Veja também: Movimentos de resistência ao neocolonialismo na África

Mapa de Angola

Demografia da Angola

A população de Angola é composta por cerca de 30 milhões de habitantes. A maioria dos angolanos é originária dos bantos, população tradicional que habitava o território africano antes da chegada dos colonizadores.

A colonização portuguesa, por sinal, influenciou diretamente na língua predominante do país, com a imposição da língua portuguesa, e também na religião, já que a maior parte dos angolanos pratica o cristianismo. A maior cidade em população do país é a capital, Luanda. As cidades de Huambo e Lobito são outros centros urbanos importantes de Angola.

Economia da Angola

A economia angolana é baseada no setor primário, com destaque para as atividades de extrativismo. O país é um grande produtor de petróleo, gás natural e diamantes. Na agricultura, os principais produtos cultivados são café, milho, amendoim e algodão. Os principais rebanhos são de bovinos e suínos.

Já a indústria é caracterizada pela transformação de bens primários, com destaque para fábricas de alimentos, bebidas, celulose e cimento. No terceiro setor, predominam o serviço público e o comércio.

Infraestrutura

O território angolano apresenta uma rede de rodovias e ferrovias de boa qualidade e que ligam as diversas partes do país. O principal aeroporto está localizado na capital e conecta o país às diferentes partes do mundo. As atividades de geração de energia em Angola são bem desenvolvidas, sendo que o país produz mais energia do que consome, em especial por meio de centrais hidrelétricas.

Já na área de serviços públicos, Angola apresenta carências nos setores de educação e saúde. Na educação, o índice de analfabetismo é elevado e as escolas apresentam infraestrutura precária. Já na saúde, o país apresenta indicadores preocupantes, como a alta incidência de doenças e a expressiva taxa de mortalidade infantil.

Governo da Angola

O governo angolano é formado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A forma de governo é o presidencialismo. O atual presidente do país é João Lourenço e o vice-presidente é Bornito de Sousa. Os dois políticos formam, com um Conselho de Ministros, o Poder Executivo angolano.

Já o Legislativo é composto por 220 políticos, eleitos pelo voto direto da população, sendo o candidato mais votado eleito automaticamente presidente do país. Em razão de questões históricas e políticas, os governos angolanos são reconhecidos, desde a independência, pelo alto índice de corrupção e pelo desrespeito aos Direitos Humanos.

Bandeira de Angola

Cultura de Angola

A cultura angolana é muito rica e diversificada, com destaque para a prática de danças tradicionais da população local. O artesanato angolano é tradicionalmente confeccionado em madeira, como estátuas, amuletos e instrumentos musicais. Já as festividades do país estão ligadas à influência da religião cristã e ao conjunto de práticas dos povos ancestrais angolanos. A culinária típica do país é composta por pratos como pirão, moqueca e cocada. Já o esporte nacional é o basquete.

Publicado por: Mateus Campos
Assuntos relacionados
Argélia
Veja quais são as principais características da Argélia. Saiba mais também sobre as influências dos povos árabes e berberes nos costumes e nas tradições do país.
Botsuana possui parques de animais selvagens
Botsuana
Localizado na porção sul da África, o território de Botsuana é coberto pelo deserto Kalahari.
Ilhas de Galápagos
Equador
Aspectos de um grande produtor de petróleo na América do Sul.
Bandeira da Etiópia
Etiópia
Um país onde metade da população é subnutrida.
Bandeira da Federação dos Estados da Micronésia
Federação dos Estados da Micronésia
Aspectos de um país formado por cerca de 600 ilhas no Oceano Pacífico.
Helsinque, capital finlandesa
Finlândia
Nação localizada no extremo norte do continente europeu.
França
Clique aqui e conheça a França em detalhes. Aprenda sobre suas características físicas, economia e população. Leia algumas curiosidades sobre esse país fascinante.
Bandeira da Hungria
Hungria
Um país originado da fragmentação do Império Austro-Húngaro.
Localização da Líbia no mapa da África
Líbia
Nação que detém os melhores indicadores socioeconômicos da África.
Manifestações culturais em Moçambique
Moçambique
Moçambique é um país africano de língua portuguesa. Confira!
Integrantes da assembléia constituinte do Nepal.
Proclamação da República do Nepal
Proclamação da República do Nepal, Quando ocorreu a Proclamação da República do Nepal, Como ocorreu a Proclamação da República do Nepal, A retirada do rei do poder e o processo de Proclamação da República do Nepal.
Localização do Quênia no mapa da África
Quênia
País africano que possui grande riqueza natural e cultural. O Quênia abriga mais de 70 grupos étnicos e uma grande diversidade paisagística.
Serra Leoa abriga grandes reservas de diamantes
Serra Leoa
Situada na África, Serra Leoa apresenta grande riqueza mineral, contudo, os problemas socioeconômicos persistem no país.