Joint Venture
Joint Venture é uma expressão utilizada em economia para designar a união, por um tempo limitado, entre duas empresas a fim de compartilharem ações, técnicas e tecnologia, mas sem perder as suas características individuais. Diferentemente de uma fusão comercial, no Joint Venture, as empresas envolvidas continuam independentes, mas agindo em conjunto.
Essa política é comumente adotada entre uma multinacional e uma empresa nacional, mas pode envolver quaisquer tipos de empresa ou organizações, sejam elas públicas ou privadas. Essa prática é muito difundida na China, pois quando uma multinacional deseja se instalar no país, ela obrigatoriamente precisa realizar Joint Venture com uma empresa nacional ou local, o que favorece o desenvolvimento industrial regional.
Os principais motivos da difusão de Joint Ventures pelo mundo estão nas vantagens oferecidas por esse modelo organizacional: diminuição dos riscos econômicos em investimentos em longo prazo, divisão de tarefas entre diferentes empresas visando a um mesmo objetivo, compartilhamento de estruturas e informações, dentre outras possibilidades.
Algumas empresas, indústrias ou organizações, por exemplo, realizam Joint Venture com outras companhias a fim de obter dinheiro para investir em um determinado negócio cujos resultados são alcançados em longo prazo, como a exploração de recursos naturais. Outras empresas fazem essa associação em busca de materiais ou de técnicas que possibilitem a realização ou melhoria de suas atividades.
Um exemplo clássico de Joint Venture foi a associação entre as empresas Nintendo, Gradiente e Estrela do Brasil nos anos 1990. Com o fim dessa parceira, nos anos 2000, por causa da pirataria no Brasil, ficaram nítidas as vantagens que essa união apresentava: após o término da Joint Venture, os produtos da Nintendo (videogames e jogos eletrônicos) só poderiam ser comercializados no Brasil através de importações e os games não eram mais disponibilizados em língua portuguesa, uma vez que a produção passou a ocorrer apenas na Ásia. Além disso, o valor dos produtos aumentou consideravelmente para o mercado consumidor.