Moçambique

Moçambique é um país pouco desenvolvido localizado na porção sudeste do litoral da África. Foi colonizado pelos portugueses e obteve sua independência somente no ano de 1975.
Bandeira do Moçambique.

 Moçambique é um país localizado na porção sul do continente africano. Essa nação, considerada pouco desenvolvida e industrializada, tem sua economia baseada no setor primário. A geografia moçambicana é muito rica em recursos naturais. Mesmo assim, a população local possui um baixo índice de desenvolvimento humano, além de um elevado nível de desigualdade social.

Leia também: Namíbia — outro país localizado no sul do continente africano

Resumo sobre Moçambique

  • A ocupação portuguesa em Moçambique foi iniciada por meio da chegada do navegador português Vasco da Gama (1469-1524).

  • O território moçambicano faz fronteira com a Tanzânia, Maláui, Zâmbia, Zimbábue, Essuatíni e África do Sul.

  • O país relativamente populoso, mas pouco povoado, tem como maiores centros urbanos as cidades de Maputo, Beira e Nampula.

  • Seu principal setor econômico é o primário, com destaque para a produção de grãos e a criação de animais.

  • Sua infraestrutura é bastante precária e reflete o cenário de pobreza ainda presente na população do país.

  • Seu idioma oficial é o português.

  • Assim como no Brasil, os alimentos mandioca, castanhas e pão francês são muito consumidos pela população de Moçambique.

Dados gerais do Moçambique

  • Nome oficial: República de Moçambique

  • Gentílico: moçambicano

  • Extensão territorial: 801.590 quilômetros quadrados

  • Localização: África Subsaariana

  • Capital: Maputo

  • Clima: tropical

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: português

  • Religiões:

    • 56% (cristianismo);

    • 18% (islamismo);

    • 26% (outras).

  • População: 32.080.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 29 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,446 (baixo)

  • Moeda: Metical

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 15,78 bilhões

  • PIB per capita: US$ 491

  • Gini: 54%

  • Fuso horário: UTC+2

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);

    • União Africana.

  • Divisão administrativa: 11 províncias, sendo elas:

Niassa

Tete

Sofala

Cabo Delgado

Zambézia

Gaza

Nampula

Manica

Inhambane

Cidade de Maputo

Maputo

 

História do Moçambique

A história de Moçambique é bastante antiga. O território moçambicano era tradicionalmente habitado por povos africanos diversos, como os bantus, que viviam de atividades como a pesca e a caça.

A ocupação estrangeira do país foi iniciada por meio da chegada do navegador português Vasco da Gama (1469-1524), que realizou diferentes incursões pelo litoral moçambicano, até a anexação desse território a Portugal.

O domínio português em Moçambique durou cerca de quatro séculos, sendo marcado pela massiva exploração de recursos naturais e mão de obra, além do aumento da desigualdade social local, que marca a sociedade do país até os dias atuais.

A independência de Moçambique em relação a Portugal ocorreu somente em 1975. Após a autonomia local, o governo moçambicano aproximou-se dos ideais socialistas da época, fator que, entre outros, desencadeou uma longa e intensa guerra civil, que deixou milhares de mortos e desaparecidos.

A partir do fim do conflito civil, Moçambique vivenciou certa estabilidade política e econômica, especialmente nos últimos 30 anos. Mesmo assim, o país ainda é considerado um dos mais pobres do mundo, e também enfrenta problemas políticos, como o aumento do extremismo islâmico na província de Cabo Delgado.

Etimologia do Moçambique

O nome Moçambique é uma referência ao nome de um comerciante árabe, possivelmente Musa Al Bik, ou Mossa Al Bique, que vivia no território moçambicano ocupado pelos exploradores portugueses.

Geografia do Moçambique

A geografia de Moçambique é tipicamente marcada por clima e vegetação tropicais. O país está localizado mais ao sul da massa continental africana, na região chamada de África Subsaariana, caracterizada pelos elevados níveis de pobreza.

O território moçambicano faz fronteira com Tanzânia, Maláui, Zâmbia, Zimbábue, Essuatíni e África do Sul. O país, situado na costa sudeste africana, é banhado pelo oceano Índico. O principal rio de Moçambique é o Zambeze.

A porção norte moçambicana possui maiores altitudes, solos mais férteis e florestas tropicais, influenciadas fortemente pelo clima tropical, com suas variações tropical de altitude e tropical de monções. Por sua vez, a porção sul do país possui relevo mais plano, solos mais pobres e vegetação de savana, com influência de um clima tropical mais seco.

Mapa do Moçambique

Demografia do Moçambique

A população do Moçambique é de cerca de 32 milhões de pessoas. O país relativamente populoso, mas pouco povoado, tem como maiores centros urbanos as cidades de Maputo, Beira e Nampula. A população moçambicana é bastante jovem, fruto da elevada taxa de natalidade em conjunto com uma baixa expectativa de vida.

A maior parte dos habitantes locais desfruta de um baixo padrão de vida, sendo que grande parte dos moçambicanos ainda vive na zona rural, em regiões mais remotas do país. O índice de emigração, especialmente para nações mais desenvolvidas, é bem alto em Moçambique.

Economia do Moçambique

A economia de Moçambique é pouco desenvolvida e industrializada. O país é frequentemente classificado como uma nação pobre, apesar das grandes reservas de recursos naturais, como petróleo, ferro, bauxita, cobre, mármore e pedras preciosas.

O principal setor econômico de Moçambique é o primário, com destaque para produção de grãos e a criação de animais. A atividade pesqueira também tem crescido no país. Já o setor secundário é bem pequeno, sendo formado por poucas indústrias de beneficiamento de bens naturais, como madeireiras, cimenteiras, de alimentos e de bebidas. Por fim, a atividade terciária é mais forte nos centros urbanos, por meio da prática do comércio e da presença do serviço público.

Infraestrutura do Moçambique

A infraestrutura do Moçambique é bastante precária e reflete o cenário de pobreza ainda presente entre a população do país. As principais estruturas de transportes e comunicações, como os portos e aeroportos, estão basicamente atreladas às atividades produtivas, como a exportação de petróleo e minerais.

As estradas do país são bastante precárias, assim como todo o sistema de saneamento básico, caracterizado pela dificuldade de acesso à água por parte da população local. No mesmo sentido, o acesso à energia, saúde e educação é bastante deficiente, sendo insuficiente especialmente nas zonas mais remotas do país, como as rurais, cujas populações sofrem com a ausência dos serviços estatais no seu cotidiano.

Governo do Moçambique

O governo do Moçambique é do tipo presidencialista, ou seja, tem como principal ator a figura do presidente. Há a existência de eleições para os cargos representativos do país, que englobam, além do presidente, representantes do legislativo nacional e das câmaras municipais.

A democracia em Moçambique é relativamente nova, foi instituída com o fim da guerra civil local, e contribui de forma ativa com a estabilidade política e econômica do país nos últimos 30 anos.

Moçambique tem indicadores positivos em termos de liberdade de expressão e direitos individuais. Atualmente, o governo moçambicano enfrenta insurgências na província de Cabo Delgado, no litoral norte do país, devido à atuação de grupos terroristas islâmicos.

Cultura do Moçambique

A influência portuguesa é muito perceptível na paisagem moçambicana.

A cultura de Moçambique engloba aspectos de povos tipicamente africanos e de populações árabes e portugueses. O país possui diversas etnias, que têm particularidades culturais importantes, como língua e religião.

O cenário cultural de Moçambique é reconhecido mundialmente em razão dos seus renomados artistas plásticos, como Maimuna Adam, especialmente pela construção de artefatos de madeira e máscaras folclóricas, além do trabalho com pinturas de arte.

A culinária e o esporte possuem proximidade com a cultura brasileira devido à colonização em comum. Na culinária, destaca-se o consumo de mandioca, castanhas e o chamado pão francês. Já no esporte, destaca-se o apreço da população local pela prática do futebol.

Veja também: Cabo Verde — outro país que possui semelhanças culturais com o Brasil devido à colonização em comum

Curiosidades do Moçambique

O uso do mussiro é muito comum entre a população feminina do país. [1]
  • O uso do mussiro, um creme branco feito com plantas locais, no rosto pelas mulheres moçambicanas é comum devido a suas propriedades terapêuticas.

  • A bandeira de Moçambique possui o desenho de uma arma moderna, que simboliza os conflitos pela independência do país.

  • O Parque Nacional da Gorongosa é uma das principais reservas de flora e fauna tipicamente africanas do Moçambique.

  • O monte Binga, situado na porção mais montanhosa de Moçambique, possui cerca de 2440 metros de altitude, sendo o ponto geográfico mais alto do país.

  • A Capela de Nossa Senhora de Baluarte, datada de 1522, é um dos prédios de arquitetura portuguesa mais antigos da porção sul do mundo.

Crédito de imagem

[1] Alberto Loyo / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.