Whatsapp icon Whatsapp

Namíbia

Namíbia é um país africano conhecido pelas suas belas paisagens desérticas. A nação é uma das menos povoadas de todo o mundo e tem a sua economia baseada no extrativismo.
Bandeira da Namíbia.
Bandeira da Namíbia.

 Namíbia é um país localizado no sul do continente africano. Tradicionalmente habitado por diversas tribos, o país foi colonizado por europeus e posteriormente por africanos, tornando-se independente da África do Sul em 1990. Esse país possui uma geografia formada por grandes paisagens desérticas, e sua população local é pequena.

Além disso, a economia namibiana tem como ponto forte o setor primário. O país possui uma infraestrutura abrangente no setor de transportes. A população namibiana, conhecida pela sua relação com o meio natural, é governada pelo modelo presidencialista. Essa nação apresenta uma rica cultura baseada em influências ancestrais africanas.

Veja também: Senegal — país que faz parte do continente africano

Resumo sobre a Namíbia

  • A Namíbia é um país africano que passou por forte dominação da Alemanha entre os séculos XIX e XX.

  • Por sua vez, a África do Sul dominou o território namibiano ao longo de quase todo o século XX. A Namíbia tornou-se independente em 1990.

  • Esse país possui uma geografia marcada por vegetação e clima desérticos. O território conta com os desertos da Namíbia e do Kalahari.

  • A Namíbia tem um pequeno número de população absoluta e uma taxa de densidade demográfica muito baixa.

  • A economia da Namíbia tem como base o setor primário, com destaque para o extrativismo mineral.

  • A Namíbia possui muitas riquezas naturais e culturais. Essa nação tem grande diversidade de etnias e dialetos linguísticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre a Namíbia

  • Nome oficial: República da Namíbia.

  • Gentílico: namibiano.

  • Extensão territorial: 825.418 quilômetros quadrados.

  • Localização: Sul da África.

  • Capital: Vinduque.

  • Clima: desértico.

  • Governo: república presidencialista.

  • Idioma: inglês.

  • Religiões: 80% — cristianismo, 7% — ateísmo, 13% — outras.

  • População: 2.541.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 2,7 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,646 (médio).

  • Moeda: dólar namibiano.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 10,7 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 4.211,05.

  • Gini: 55%.

  • Fuso horário: UTC+1.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Comunidade das Nações,

    • União Africana (UA),

    • Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC);

  • Divisão administrativa: 13 regiões, sendo elas:

    Caprivi

    Ohangwena

    Erongo

    Omaheke

    Hardap

    Omusati

    Karas

    Oshana

    Kavango

    Oshikoto

    Khomas

    Otjozondjupa

    Kunene

     

História da Namíbia

Os primeiros habitantes da Namíbia foram tribos nômades de origem africana que praticavam atividades como coleta e pesca. Entretanto, a partir do século XV, iniciou-se o processo exploratório por pessoas vindas da Europa na costa namibiana, com destaque para portugueses, ingleses e alemães.

A Alemanha foi a nação europeia que dominou o território da Namíbia, mais especificamente a partir de 1880, por meio da instalação de uma colônia de exploração. Os alemães, diante da resistência empreendida pela população nativa, praticaram diversos atos violentos de repressão, em que dezenas de milhares de pessoas morreram.

Por sua vez, com o enfraquecimento da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial (1914–1918), a Namíbia foi invadida por forças militares sul-africanas. A África do Sul ocupou a Namíbia por grande parte do século XX, tendo inclusive implementado políticas como o apartheid na sociedade namibiana.

A retirada das forças militares sul-africanas da Namíbia se deu mediante forte mobilização regional e internacional. Sendo assim, a independência ocorreu somente em 1990, assim como a configuração do território atual da Namíbia enquanto país.

Leia também: Nelson Mandela — ativista sul-africano mundialmente conhecido por sua luta contra o apartheid

Geografia da Namíbia

A Namíbia é um país localizado no Sul da África. O território namibiano faz fronteira com Angola, África do Sul, Botsuana e Zâmbia. A sua porção oeste é banhada pelo oceano Atlântico. Já o interior do território namibiano é formado por grandes planaltos áridos, com a presença de dois desertos: o deserto da Namíbia e deserto do Kalahari.

Portanto, o clima da Namíbia é predominantemente desértico. O país possui a maior parte dos rios intermitentes em razão das frequentes secas. A vegetação da Namíbia também é tipicamente desértica.

Mapa da Namíbia

Mapa da Namíbia.

Demografia da Namíbia

A Namíbia possui cerca de 2,5 milhões de habitantes. O país é pouco populoso e muito pouco povoado. A única cidade com mais de 100 mil habitantes é a capital nacional, chamada de Vinduque. A maior parte dos namibianos são descendentes de tribos locais, além de povos europeus, como alemães e holandeses.

Em termos demográficos, a Namíbia apresenta uma pequena população, que possui taxas constantes de crescimento, mas bem abaixo das médias africanas. A sociedade namibiana, quando comparada aos demais países da África, apresenta indicadores sociais positivos, com a população local desfrutando de um índice de desenvolvimento humano mediano.

Economia da Namíbia

A economia da Namíbia tem uma forte base primária. Logo, o país é um importante ator regional na agropecuária, com destaque para o cultivo de grãos, a criação de animais, como o gado de corte e a atividades de pesca. Também se destaca na mineração, por meio da exploração de urânio, diamante, zinco, cobre, prata e ouro.

O setor secundário é muito pequeno e basicamente concentrado no beneficiamento de produtos primários. Já o setor terciário tem como pontos importantes as atividades comerciais nos centros urbanos e o turismo.

Saiba também: África Setentrional — uma extensão do Oriente Médio?

Infraestrutura da Namíbia

A Namíbia apresenta boa infraestrutura de transportes e telecomunicações, assumindo lugar de destaque na porção centro-sul africana, especialmente por meio de equipamentos voltados para transações comerciais.

Há na Namíbia uma grande rede de rodovias, que conectam o país internamente e às nações vizinhas, porém grande parte ainda não pavimentadas. Além disso, a Namíbia possui dois grandes portos marítimos, Walvis Bay e Lüderitz, que são os principais escoadores no comércio exterior do país.

Vista aérea de Vinduque, capital da Namíbia.
A capital da Namíbia, Vinduque, possui a melhor infraestrutura urbana do país.

No entanto, em nível de serviços, o país possui infraestruturas urbanas muito deficientes, com dificuldade de acesso populacional a atividades como abastecimento de água e coleta de esgoto. Há na Namíbia inúmeras ocupações urbanas irregulares, as quais ocorrem também no Brasil (conhecidas popularmente aqui como favelas).

A educação e a saúde possuem grande abrangência em termos de espacialidade. O governo namibiano tem investido bastante na educação a fim de formar mão de obra para o desenvolvimento das atividades econômicas.

Governo da Namíbia

O governo da Namíbia é consituído por uma república presidencialista. O presidente é eleito por meio de eleições livres e diretas para um mandato de cinco anos. Há ainda, no sistema governamental namibiano, um parlamento bicameral, que corresponde aos representantes políticos das diversas regiões do país.

Após sua independência, nos anos de 1990, a Namíbia tem passado por um cenário de estabilidade política. Porém, problemas políticos comuns na África, como corrupção dos agentes públicos e dificuldade de participação da população, também estão presentes na Namíbia.

Cultura da Namíbia

A cultura da Namíbia tem influência das populações nômades que habitavam o seu território, assim como dos grupos de europeus que exploraram a região ao longo do tempo. Os namibianos têm uma forte relação com o meio natural. As atividades de caça e pesca são muito comuns no país.

No entanto, a cultura namibiana não se restringe a isso:

  • Na culinária, destaca-se o consumo de carne e grãos diversos.

  • Na música, predominam diversos ritmos tradicionais africanos.

  • No esporte, muitas são as modalidades praticadas, como o futebol, o rugby e o críquete.

Saiba mais: O que é identidade cultural?

Curiosidades da Namíbia

  • A Namíbia é o habitat de diversos animais das savanas africanas. O país possui a maior população de leopardos do mundo.

  • O Fish River Canyon é a segunda maior formação de cânion do mundo, longo atrás do Grand Canyon (EUA).

  • A população nativa da Namíbia é extremamente diversa. O país conta com 13 etnias diferentes, que falam cerca de 16 dialetos locais.

  • O deserto da Namíbia é considerado a formação desértica mais antiga do mundo, com cerca de 55 milhões de anos.

  • A cidade-fantasma de Kolmanskop, inicialmente construída para exploração mineral no país, é um dos principais pontos de turismo da Namíbia. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Colheita de milho.
Agropecuária dos Estados Unidos
A configuração de uma atividade do setor primário.
As regiões sob o domínio do clima desértico fazem com que animais e plantas precisem adaptar-se às condições climáticas únicas
Clima desértico
Clique aqui e saiba mais sobre o clima desértico, que é típico de regiões de latitude intertropical e apresenta baixíssima umidade.
Kalahari, um dos mais famosos desertos do mundo
Deserto do Kalahari
As principais características do segundo maior deserto africano, o Deserto do Kalahari.
Bandeira de Honduras
Honduras
Aspectos geográficos do segundo maior país da América Central.
A ação imperialista impôs uma série de violências e atrocidades contra as populações africanas.
Imperialismo na África
A dominação neocolonialista ao longo do século XIX.
Nigéria
Saiba mais sobre os aspectos da Nigéria. Entenda a importância da produção de petróleo na sua economia e na sua centralidade geopolítica em nível regional.
África
Conheça as principais características da África e tire as suas dúvidas sobre o continente considerado o berço da humanidade.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.