Os Tipos de Globalização

As tecnologias envolvidas na globalização

Como o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar, muitos países, antes socialistas, passaram a adotar a economia de mercado.

O processo de globalização está extremamente ligado às revoluções tecnológicas, porque foram elas que deram dinamismo e rapidez ao mercado. As tecnologias que podem ser deferidas a essa questão está principalmente nas telecomunicações e no transporte, nas telecomunicações houve um desenvolvimento muito grande nas telefonias (telefones fixos, fax e celulares que facilitam as comunicações entre empresas facilitando a importação e exportação, empresas e consumidores, as direções são tomadas em um país e repassadas minutos depois, e posteriormente surgiu a internet, mais rápida e mais eficiente, facilitando os fluxos de capitais e investimentos, por fim, os satélites melhoraram a difusão de informações através dos veículos de comunicação em massa, como televisão e rádio), nos transportes as tecnologias foram nas rodovias, hidrovias, ferrovias, portos e aeroportos e também nos próprios meios de transportes (caminhões mais modernos e rápidos, balsas e barcos com boa capacidade de cargas e de velocidade, ferrovias, os navios estão mais modernos com maior capacidade de peso e velocidade e esses são os mais importantes no processo de importação e exportação, já que 75% dos fluxos das mercadorias ocorrem nesse transporte).


Com todos os aparatos tecnológicos foi possível haver um aumento significativo nas relações entre os países, relações essas que provocaram a expansão das multinacionais ou transnacionais, e também uma globalização da produção.

Na mesma proporção que aumentaram as tecnologias e as relações comerciais entre os países também atingiu a adequação às novas exigências de um mercado mundial cada vez mais competitivo, iniciando uma nova etapa, com a formação de gigantescos impérios empresariais como as megafusões (fusão de grandes empresas que tem como finalidade fortalecer e dominar o mercado) e os monopólios (são empresas que se juntam e dominam por completo um mercado, é o mesmo que cartel).

Atualmente existe uma nova ordem mundial na produção representada pela DIT (divisão internacional do trabalho), na nova divisão do trabalho alguns países, antes apenas produtores de matéria prima para as indústrias, agora se tornaram, mesmo que parcialmente, industrializados.
A divisão internacional do trabalho remete à globalização da produção no qual um único produto tem várias origens, por exemplo, um automóvel é montado no Brasil, mas as peças que o compõe vêm de outras nacionalidades, os bancos da china, pneus da Indonésia, motores da Argentina, painéis da Tailândia etc., isso ocorre por que as indústrias buscam os melhores preços, com o intuito de diminuir os custos e aumentar os lucros.


A competitividade econômica das empresas e dos países gerou outras vertentes econômicas, regionalizado áreas denominadas de blocos econômicos, dentre os principais temos o MERCOSUL 1991, União Européia surgiu no final da década de 1950, NAFTA, APEC e organizações como OMC (Organização Mundial do Comércio).

A globalização está inserida nas revoluções tecnológicas, e todo esse processo, mesmo que não nos atentamos, atinge nossas vidas, a maior evidência disso são os postos de trabalho que deram lugar a uma máquina há cerca de dez, por exemplo, não existia a quantidade de caixas eletrônicos que existe hoje, tudo era feito por uma pessoa, com isso podemos estabelecer uma análise que cada caixa presente nos bancos pode representar um posto de trabalho extinto.

Fim do Emprego?

De acordo com estudiosos, o avanço tecnológico poderá acabar com a maioria dos empregos atuais, outros especialistas acham que as inovações acabam gerando novos postos de trabalho, o mercado do mundo globalizado exige mão-de-obra qualificada, hoje em dia, o importante para o mercado de trabalho é que as pessoas tenham capacidade de exercer múltiplas funções, é preciso ter, além disso, qualificação e escolaridade. Em suma, para o desenvolvimento dos profissionais torna-se necessário investimento em escolas, universidades e centros de pesquisas científicas.

Publicado por Eliene
Enem
O que você precisa saber sobre o ProUni 2024
O ProUni, Programa Universidade para Todos, oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superiores particulares de todo o Brasil. As inscrições são abertas duas vezes, no início de cada semestre. Assista ao vídeo e fique por dentro de como utilizar o programa!
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos