Taj Mahal

O Taj Mahal, classificado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e como um patrimônio mundial pela Unesco, é um imponente mausoléu que está localizado na Índia.
O Taj Mahal é um suntuoso mausoléu localizado na Índia.

O Taj Mahal, mausoléu situado na cidade indiana de Agra, é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Esse edifício foi construído como uma prova de amor, pois foi um presente do imperador mongol Shan Jahan em homenagem à sua terceira esposa, chamada Aryumand Banu Begam.

A construção do Taj Mahal durou cerca de 20 anos e empregou cerca de 20 mil operários. Esse mausoléu conta com características imponentes, como o material utilizado, de alto valor. O Taj Mahal tem grande importância histórica e econômica, visto que é um dos principais pontos turísticos do mundo.

Leia também: Muralha da China — outra das Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Resumo sobre o Taj Mahal

  • O Taj Mahal é um mausoléu que está localizado na Índia, país situado na porção Centro-Sul da Ásia.

  • A construção do Taj Mahal foi idealizada por Shan Jahan como uma homenagem para a sua esposa Aryumand Banu Begam.

  • O mausoléu possui forte significado histórico, cultural e simbólico visto que é considerado uma das maiores provas de amor do mundo.

  • O Taj Mahal possui características imponentes, com destaque para o material utilizado, como mármore branco e pedras preciosas.

  • A importância do Taj Mahal é simbólica, mas também econômica, já que esse é um dos principais pontos turísticos do mundo e atrai milhões de turistas todos os anos.

Localização do Taj Mahal

O Taj Mahal está localizado na Ásia, mais precisamente na Índia, na cidade de Agra, localidade próxima à capital indiana, Nova Déli.

Origem e história do Taj Mahal

A origem do Taj Mahal está ligada ao interesse pessoal do imperador mongol Shan Jahan, que decidiu construir um grande mausoléu em homenagem à sua terceira esposa, chamada Aryumand Banu Begam. A construção foi efetivada por ele em razão da morte da sua esposa, depois de ela dar à luz o décimo quarto filho do casal.

A construção do Taj Mahal contou com a participação de cerca de 20 mil operários e utilizou materiais preciosos, especialmente mármore branco e minerais de alto valor. O processo de construção do Taj Mahal foi iniciado em 1632 e durou até 1653, ou seja, cerca de 20 anos.

Significado do Taj Mahal

O significado histórico e cultural do Taj Mahal está fortemente vinculado ao amor, visto que o mausoléu foi uma homenagem do imperador mongol Shan Jahan para a sua esposa Aryumand Banu Begam. Assim, o Taj Mahal é considerado uma das maiores provas de amor já realizadas no mundo, justamente pelo seu significado enquanto um presente entre o casal.

Características do Taj Mahal

O Taj Mahal é um dos principais mausoléus do mundo. Ele conta, além da sua estrutura principal composta de uma grande construção em mármore branco e pedras preciosas, com salas secundárias, mesquitas, jardim e lago. Assim, é uma grande construção, que possui diversos compartimentos, todos eles adornados com minerais e metais de alto valor, como ouro. A parte externa, onde estão localizados o jardim e o lago citados, também é muito imponente. O Taj Mahal possui ainda o túmulo do seu idealizador, Shan Jahan, que foi sepultado junto de sua esposa.

Leia também: Tenochtitlán — a cidade asteca construída sobre o lago

Importância do Taj Mahal

A importância do Taj Mahal está atrelada à questão histórica e simbólica, visto que esse mausoléu é um importante marco histórico-cultural da Índia e conta com forte significado, já que é um dos símbolos do amor em nível mundial. O Taj Mahal adquiriu forte importância econômica, uma vez que é um dos principais pontos turísticos mundiais, fato que desencadeia um grande volume de geração de emprego e renda ligada às atividades turísticas desenvolvidas localmente.

Publicado por Mateus Campos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.