Tipos de monopólio

Postos de combustíveis são frequentemente acusados de formarem cartéis.
Postos de combustíveis são frequentemente acusados de formarem cartéis.

De acordo com os parâmetros do capitalismo, o mercado deve desenvolver-se a partir da livre concorrência, no entanto, com a finalidade de obter elevados índices de lucratividade, diversas empresas praticam o monopólio a fim de garantir sua prosperidade.

Monopólio corresponde à prática de controle exclusivo do mercado de determinado seguimento, desse modo a empresa regulamenta os preços e a oferta dos produtos.

Apesar dos monopólios serem combatidos por diversos países, as empresas encontram várias maneiras de praticá-los.

Já oligopólio significa a união de empresas que promovem a colocação de determinado produto ou serviço no mercado, controlando a disponibilidade dos mesmos e manipulando os preços praticados.



Recentemente existem formas distintas de práticas monopolistas, são elas:

• Truste: corresponde a um tipo de oligopólio que se desenvolve a partir da junção de um grupo de empresas distintas que se tornam um único corpo empresarial, desse modo agrupam também os capitais com a finalidade de dominar um determinado mercado, controlando a oferta de produtos no mercado e os preços.

• Cartel: ocorre quando um grupo de empresas que atuam em um mesmo seguimento produtivo se une e traça acordos com a finalidade de controlar ofertas e preços de produtos, nesse caso as empresas permanecem independentes.

• Holding: é uma expressão da língua inglesa que significa sociedade gestora de participações sociais. O holding é desenvolvido quando ocorre a união de várias empresas, no qual, uma dessas figura como a responsável pela administração e controle das outras, esse poder é concedido por meio da concentração de ações das corporações empresariais. Nesse contexto não há atividade produtiva, se limita a administrar e elaborar políticas, além de controlar todo o setor financeiro de suas subsidiárias.
Publicado por Eduardo de Freitas
Português
George Orwell e suas interpretações
“1984” é uma obra que rendeu e ainda rende inúmeras leituras e debates. Desde sua primeira publicação, em 1949, não saiu da lista dos livros mais vendidos e dos livros mais lidos. Assista ao vídeo e mergulhe no universo de possibilidades de interpretações da obra de George Orwell com a professora Helissa.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos