Doutrina Truman

Após a Segunda Guerra Mundial, vários países, especialmente os europeus, se encontravam abalados pela guerra. Desta forma, começava a ficar evidente a bipolaridade no mundo: de um lado, o capitalismo estadunidense; de outro, o comunismo soviético. A ameaça soviética tornou-se mais forte em virtude da situação frágil dos países europeus, que poderiam ser presas relativamente fáceis da influência da URSS. O primeiro a perceber essa situação de instabilidade foi Winston Churchill, estadista britânico, que iniciou fortes pressões junto aos Estados Unidos no sentido de desenvolver uma estratégia contra o avanço vermelho.

Diante dessa situação, o presidente estadunidense Harry Truman começou a elaboração de políticas que tinham como objetivo, interferir diretamente no avanço do comunismo e oferecer ajuda aos países que se encontravam em situações críticas. Em um discurso violento anunciado pronunciado em 12 de março de 1947 diante do Congresso Nacional, Truman afirmou: "...os povos livres do mundo olham para nós esperando apoio na manutenção de sua liberdade...".

De fato, através da Doutrina Truman, os Estados Unidos passaram a interferir em todo conflito armado que tivesse como causa central, a relação entre capitalismo e socialismo. Um desses conflitos foi a Guerra da Coréia: de um lado, a Coréia do Sul, apoiada pelos Estados Unidos; de outro, a Coréia do Norte, apoiada pela União Soviética. Outra política que foi adotada com base e com os mesmos objetivos da Doutrina Truman foi o Plano Marshall, que visava auxiliar os países que se encontravam frágeis economicamente devido à Segunda Guerra, no entanto, a real intenção estadunidense talvez fosse a de criar vínculos com esses países, dificultando o envolvimento deles com a potência socialista.
A Doutrina Truman pretendia barrar o avanço da URSS.
A Doutrina Truman pretendia barrar o avanço da URSS.
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Regionalização do mundo
Clique aqui e veja o que é regionalizar o espaço, quais características podem ser relevantes para a criação de uma região. Entenda para que serve uma região no mundo.
Postos de combustíveis são frequentemente acusados de formarem cartéis.
Tipos de monopólio
Tipos de monopólio, Quais são os tipos de práticas monopolistas, Os monopólios vai contra os princípios capitalistas de livre concorrência, O que é monopólio, O que é oligopólio, O que é truste, O que é cartel, O que é holding.
Conselho da União Européia.
Instituições da União Européia
Instituições da União Européia, Quais são as principais instituições da União Européia, A União Européia como modelo de formação de outros blocos, Em quais seguimentos as Instituições da União Européia atuam.
China: país mais populoso do mundo
Países mais habitados do mundo
As nações que possuem as maiores concentrações populacionais do planeta.
Brasil, um país com potencial turístico
Turismo
Turismo, O que é Turismo, Como surgiu o Turismo no mundo, Como se desenvolve o Turismo, Qual é a principal finalidade do Turismo, A indústria do Turismo, O Turismo no mundo, Turismo e renda.
A tecnologia a serviço das estratégias militares
Guerra multimídia
Guerra multimídia, O que é Guerra multimídia, O que levou a Guerra multimídia, A partir de década surgiu a Guerra multimídia, A Guerra multimídia está a serviço de quem, Alguns instrumentos utilizados na Guerra multimídia.
Imagem de um atentado atribuído ao grupo ETA.
Focos de conflitos no mundo
Confira aqui quais são os principais focos de conflitos no mundo.
Pôr-do-sol nas Ilhas Cayman.
As últimas colônias do mundo
As últimas colônias do mundo, Quais são as últimas colônias do mundo, Quais nações detêm território de colônias, Quais são os territórios colônias, O que impede a independência das últimas colônias do mundo.
Área desertificada na África por causa da degradação do solo.
O solo e o alimento no mundo
O solo e o alimento no mundo, O solo é uma riqueza da humanidade, O solo é um dos principais minérios, O solo e a produção de alimentos, O percentual de solos férteis no planeta, A importância do solo para a humanidade.
Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha imaginária do Equador
Linha do Equador
Linha imaginária que divide a Terra em dois Hemisférios.
Exemplo de Pirâmide Etária ¹
Pirâmide Etária
Descubra o que é uma pirâmide etária e qual a sua importância e os seus tipos.