Cinco dicas sobre dúvidas verbais

Alguns erros gramaticais estão relacionados com o uso inadequado dos verbos. As dúvidas verbais são frequentes, mas podem ser facilmente eliminadas da escrita e da fala.
Entre as dúvidas verbais que mais atrapalham os falantes estão: interviu ou interveio? Perca ou perda? Assistir ou assistir a?

Você tem muitas dúvidas na hora de escrever ou falar? Entre as dúvidas mais frequentes estão aquelas que dizem respeito ao uso dos verbos. Para não derrapar na língua portuguesa, é preciso conhecer algumas particularidades sobre essa importante classe gramatical. Escrever um bom texto, ou mesmo se comunicar bem, depende do domínio que temos sobre a língua, e quanto mais conhecemos nossa gramática, maiores são as nossas chances de ter uma boa relação com nosso belo idioma.

O Mundo Educação preparou algumas dicas de português sobre dúvidas verbais que vão facilitar seu dia a dia e servir como um guia para suas produções textuais. Anote-as em um caderninho, guarde o link e boa leitura!

Cinco dicas sobre dúvidas verbais

Interviu ou interveio?

A Inglaterra interviu em vários conflitos armados

ou

A Inglaterra interveio em vários conflitos armados?

A resposta correta é “A Inglaterra interveio em vários conflitos armados”. O verbo intervir é derivado do verbo vir, mas muitas pessoas confundem e acabam seguindo a conjugação do verbo ver. Observe a correta conjugação no pretérito perfeito do indicativo:

Eu intervim

Tu interviestes

Ele/Ela interveio

Nós interviemos

Vós interviestes

Eles/Elas intervieram

Assistir / Assistir a:

Ontem assistimos o documentário sobre a Segunda Guerra Mundial

ou

Ontem assistimos ao documentário sobre a Segunda Guerra Mundial?

Resposta correta: “Ontem assistimos ao documentário sobre a Segunda Guerra Mundial”. O verbo assistir admite as duas formas, contudo, é preciso ficar atento às diferentes significações. Assistir, quando apresenta o sentido de ver, pede a preposição a. Quando assistir apresenta o sentido de ajudar, acompanhar ou assessorar, é transitivo direto, dispensando assim o uso da preposição. Exemplo: O gerente assistiu o cliente na abertura da conta (ajudou, assessorou).

Perca / Perda:

As perdas humanas são irreparáveis

ou

As percas humanas são irreparáveis?

Se você optou por “As perdas humanas são irreparáveis”, você acertou. Perda é um substantivo cujo significado é privar, excluir, e sempre será acompanhado de artigo, pronome ou numeral. Já a palavra perca é uma flexão do verbo perder. Exemplo: Vou torcer para que seu time não perca o campeonato.

Adequa / Adequada:

Ela não se adequa ao meu estilo de vida

ou

Ela não é adequada ao meu estilo de vida?

A resposta correta é “Ela não é adequada ao meu estilo de vida”. Adequar é um verbo defectivo. Os verbos defectivos são aqueles que apresentam deficiência na sua conjugação, ou seja, por não apresentarem todas as formas verbais, não podem ser conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos. No presente do indicativo, são conjugadas apenas a primeira e a segunda pessoas do plural (nós adequamos, vós adequais).

A / Há:

cinco anos fizemos uma viagem pela Europa

ou

A cinco anos fizemos uma viagem pela Europa?

A resposta correta é “ cinco anos fizemos uma viagem pela Europa”. Lembre-se de que, para indicar tempo passado, usa-se o verbo haver. Caso você fique em dúvida, tente substituir o verbo haver pelos verbos ter ou fazer. Exemplo: Faz/tem cinco anos que fizemos uma viagem pela Europa.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Geografia
O que são brisas?
Assista à videoaula e entenda o que são as brisas. Conheça também os tipos mais comuns de brisas e seus mecanismos.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos