Diferenças linguísticas entre o infinitivo e o subjuntivo

Pressupostos específicos demarcam as diferenças entre o infinitivo e o subjuntivo

Estabelecendo familiaridade com os pressupostos que norteiam o idioma, deparamo-nos com alguns aspectos ora semelhantes, ora idênticos, os quais muitas vezes dificultam nossa compreensão, no sentido de identificarmos se se trata desta ou daquela ocorrência linguística.

Dessa forma, quanto às semelhanças que existem entre o complemento verbal (objeto indireto) e o complemento nominal, haja vista que ambos são demarcados pelo uso da preposição, podemos atribuir um caso que bem ilustra o fato em questão, ou seja, os questionamentos que tendem a nos perseguir.

Elegemos para discutir nesse nosso encontro as diferenças que demarcam o infinitivo e o subjuntivo, mais precisamente no tempo futuro. Assim, tendo em vista que o subjuntivo se revela como um modo verbal, e o infinitivo como uma das formas nominais, veremos algumas elucidações. Para tanto, servir-nos-emos de duas orações: uma desenvolvida e outra reduzida: 

Oração primeira: Para que pudesse solucionar o problema, o diretor foi convocado.

Analisando a oração em destaque, afirmamos se tratar de uma oração subordinada adverbial final.

Tornando-a reduzida, temos: Para solucionar o problema, o diretor foi convocado.  

Nela podemos identificar uma forma verbal expressa no infinitivo, cujo tempo e modo não podem ser identificados, visto não se referir a nenhuma pessoa gramatical definida. Outro aspecto, também relevante, define-se pela presença da preposição, acompanhando o verbo em referência.

Partamos agora para mais um exemplo:

Só direi a verdade se ele me perguntar.

Direi a verdade quando ele me perguntar. 

Temos agora duas formas verbais expressas no futuro do subjuntivo, cuja noção se refere a algo que ainda irá ocorrer, ou seja, a relação da verdade. Dessa forma, afirmamos que tal ocorrência se dá mediante a prática de orações subordinadas adverbiais condicionais e temporais, respectivamente demarcadas na primeira e segunda oração. Constatamos, portanto, que o futuro do subjuntivo se refere a uma pessoa gramatical em específico, haja vista que o verbo “perguntar”, uma vez conjugado em tal tempo, assim se apresenta:

Perguntar eu

Perguntar ele/ela

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos