Embaixo ou em baixo?

Afinal, qual é a forma certa, embaixo ou em baixo? As duas expressões existem, mas devem ser empregadas em diferentes contextos comunicacionais.
Embaixo e em baixo são expressões diferentes, por isso é preciso cuidado na hora de optar por uma delas!

Responda rápido: Qual é a forma correta, embaixo ou em baixo?

Ficou em dúvida? Se a sua resposta for sim, você é a pessoa que estamos procurando! O fato de ter tido o cuidado de vir até aqui pesquisar a forma adequada de escrever essas duas expressões mostra que você se preocupa com a grafia correta das palavras, comportamento de quem está sempre buscando o conhecimento e o domínio da modalidade escrita da língua portuguesa. Então, vamos à resposta para a nossa questão?

A verdade é que não existe resposta certa ou errada para a nossa pergunta inicial: embaixo e em baixo são duas expressões distintas, ou seja, ambas existem na língua portuguesa. Apesar das semelhanças (foneticamente não há nenhuma diferença entre elas), devem ser empregadas em situações específicas, só nos basta saber como e quando optar por uma delas. Observe:

Diferenças entre embaixo e em baixo:

Embaixo é um advérbio de lugar. Ele deve ser utilizado sempre que quisermos transmitir uma ideia de posição de inferioridade, ou seja, abaixo, debaixo, inferiormente. Ficou em dúvida? Substitua embaixo por em cima e tudo estará resolvido. Veja os exemplos:

O gato entrou na casa e escondeu-se embaixo da mesa. (em cima da mesa)

Eles estão lá embaixo, no primeiro andar do prédio. (eles estão lá em cima)

Fazia tanto frio que passamos o dia todo embaixo dos cobertores. (em cima dos cobertores)

Bônus:

Quer saber como a palavra embaixo é formada?

O vocábulo embaixo é formado a partir de composição por justaposição (lembra-se de quando você estudou morfologia?), isto é, dois vocábulos que são unidos para a formação de uma única palavra: em + baixo = embaixo.


Embaixo = advérbio de lugar. Em baixo = quando “baixo” for adjetivo

E em baixo?

A expressão em baixo existe, mas só deve ser utilizada quando a palavra baixo assumir a função de adjetivo, ou seja, quando ela for empregada para caracterizar algo. Observe os exemplos:

A menina sempre fala em baixo tom de voz, quase não posso escutá-la!

A maior escultura em baixo relevo do mundo fica na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos.

Atenção:

No português de Portugal, a expressão em baixo também é empregada quando a palavra baixo exercer função de advérbio. Observe:

Por causa do forte sol, eles se esconderam embaixo da árvore. (português do Brasil)

Por causa do forte sol, eles se esconderam em baixo da árvore. (português de Portugal)

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos