Palavras cognatas

Similares na forma e no conteúdo, as palavras cognatas derivam de uma mesma raiz ou de uma mesma origem etimológica.
As palavras cognatas são aquelas que “nasceram juntas”, apresentando assim aspectos morfológicos e semânticos parecidos

Palavras cognatas. Essa expressão faz você se lembrar de alguma coisa? Quando estudamos a língua inglesa, conhecemos os termos desse idioma chamados de cognatos, contudo, você sabia que na língua portuguesa eles também existem?

As palavras cognatas estão presentes em muitos idiomas, mas qual é o significado da palavra “cognata”? A partir de seu significado, teremos uma boa pista sobre nosso objeto de estudo. Cognata é um vocábulo derivado do latim – nossa língua mãe – cognatus, substantivo que denomina as palavras que “nasceram juntas” e, por isso, apresentam similaridades. É como se as palavras cognatas fossem palavras irmãs, derivadas de uma mesma raiz ou provenientes de uma mesma origem etimológica (a etimologia é a parte da Gramática que trata da origem e da formação das palavras).


As palavras cognatas pertencem a uma mesma família, apresentando semelhanças como se fossem vocábulos “irmãos”

Veja só alguns exemplos de palavras cognatas:

Corpo, corporal, incorporar, corporação, corpanzil, etc.

Amor, amoroso, desamor, amável, etc.

Cor, decorar, decoração, colorir, corar, corante, incolor, tricolor, coloração, etc.

Lei, legal, ilegal, legalizar, legislar, legislação, legislativo, legislatura, etc.

Há ainda as palavras que chamamos de falsas cognatas, que, diferentemente do que acontece com as cognatas verdadeiras, apresentam apenas similaridade formal, ou seja, quando observamos sua estrutura morfológica, é possível notar aspectos semelhantes, como nas palavras fome e famigerado. À primeira vista, elas até são parecidas, mas os significados guardados por elas são bem distintos! Nas palavras cognatas não há apenas uma semelhança morfológica, há também a presença de radicais de significação comum, ou seja, são parecidas na forma e no conteúdo.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos