Veem, vem ou vêm?

“Veem”, “vem” e “vêm” são três conjugações verbais que geram muita dúvida na hora de escrever, já que possuem o som semelhante, embora os usos sejam distintos.
As palavras que possuem a mesma pronúncia geram muitas dúvidas nos usuário da língua portuguesa.

As palavras “veem”, “vem” e “vêm” possuem o mesmo som, porém seu uso não pode ocorrer de forma indiscriminada ou arbitrária. É importante entender a formação de cada um desses termos para que não haja problemas com o sentido ou com a concordância verbal, visto que o verbo sempre precisa concordar com o sujeito, de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Vamos entender melhor como utilizar cada um desses verbos.

Leia também: De baixo ou debaixo: quando usar?

Quando se usa “veem”?

“Veem”, com duas vogais “e”, é a conjugação na 3ª pessoa do plural (eles/elas) do verbo ver. Portanto, trata-se da conjugação: “Eles/elas veem.”

Leia esses exemplos:

  • As crianças veem o desenho com muita atenção.

  • Eles veem muitos quadros durante o passeio no museu.

ATENÇÃO: Desde 2009, com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as flexões verbais terminadas em -eem na 3ª pessoa do plural, o caso de “veem”, não recebem mais acento circunflexo.

Quando se usa “vem”?

“Vem” é a conjugação na terceira pessoa do singular do verbo vir, ou seja, é usada para “ele” ou “ela”, um sujeito no singular.

Vejamos os exemplos a seguir:

  • A moça vem trabalhar de carro.

  • Ele vem estudando bastante.

Quando se usa “vêm”?

Por fim, a palavra “vêm” também é uma conjugação do verbo vir. Porém, ela é a conjugação da 3ª pessoa do plural (“eles”/“elas”).

Veja nos casos a seguir:

  • Os formandos vêm se esforçando muito para conseguir o diploma.

  • As jogadoras vêm para o treino juntas.

  • Eles vêm correndo para falar com você.

Resumo

Agora que você já conhece o uso dessas três palavras, vamos observar, no quadro abaixo, as diferenças entre elas:

 

VER

VIR

Ele/Ela

vem

Eles/Elas

veem

vêm


Acesse também: Seção, sessão ou cessão?

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (ADM. POSTAL CORREIOS) Marque o item que completa corretamente a frase: Aqueles que ............... do interior, ............... a cidade grande como o mundo que lhes ............... .

a) vêem - vêm - convêm

b) vêm - veem - convêm

c) veem - vêm - convem

d) vêem - vêem - convém

e) vêm - vem – convem

Solução

A alternativa correta é a letra b), pois a primeira lacuna é preenchida com o verbo vir conjugado na terceira pessoa do plural, portanto, com acento; a segunda lacuna é preenchida com o verbo ver conjugado também na terceira pessoa do plural, portanto, com dois “e” e sem acento; e a terceira lacuna é preenchida pelo verbo “convir” conjugado na terceira pessoa do plural, portanto, “convêm”.

Questão 2 – Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Ele ____ se sentindo mal há muito. Já avisou aos pais, que não ____ motivos para levá-lo ao médico. Mesmo assim, eles ____ acompanhando o menino com muita atenção.

a) vem; veem; vêm.

b) vêm; veem; vem.

c) vêm; vêm; veem.

d) vem; vêm; veem.

Solução

Alternativa a), pois a primeira lacuna refere-se ao verbo “vir” conjugado na 3ª pessoa do singular (“ele vem”), a segunda lacuna refere-se ao verbo “ver” conjugado na 3ª pessoa do plural (“eles não veem”) e a terceira lacuna refere-se ao verbo “vir” conjugado na 3ª pessoa do plural (“eles vêm”).

Publicado por Guilherme Viana
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos