Ronald Reagan

Ronald Reagan foi presidente dos Estados Unidos de 1981 a 1988. Além disso, foi um ator de sucesso, mas decidiu abandonar a carreira para ingressar na vida política, o que ocorreu na década de 1960. O governo de Reagan destacou-se pela implantação de medidas neoliberais e pela imposição de práticas que visavam ao combate do comunismo fora dos EUA.

Leia também: Richard Nixon — o presidente que se envolveu em um dos maiores escândalos da história dos EUA

Anos iniciais

Ronald Wilson Reagan nasceu no dia 6 de fevereiro de 1911, em Tampico, no estado de Illinois, nos Estados Unidos. Os pais de Reagan — John Edward Reagan, que trabalhava como vendedor de sapatos, e Nelle Wilson Reagan — tiveram apenas dois filhos, sendo Ronald o mais novo. O irmão de Ronald se chamava John Neil Reagan.

Ronald Reagan foi presidente dos Estados Unidos em dois mandatos (1981 a 1988).

Apesar de ter nascido em Tampico, a família de Reagan mudou-se para diferentes cidades de Illinois, até que se estabeleceram em Dixon, em 1920. Ali Reagan concluiu seu ensino básico ao estudar no Dixon High School. Depois disso, Reagan estudou na Eureka College, universidade onde estudou Economia e Sociologia, graduando-se em 1932.

Início da vida adulta

Depois de se graduar, Reagan conseguiu emprego como narrador de eventos esportivos, além de trabalhar em uma universidade e em algumas rádios. Por fim, conquistou um emprego para narrar os jogos do Chicago Cubs, equipe de beisebol. Foi em uma das viagens que fez para acompanhar os jogos da equipe de Chicago que a vida de Reagan tomou um novo rumo.

Em 1937, ele foi à Califórnia e lá decidiu fazer um teste na Warner Brothers, estúdio produtor de filmes. Depois desse teste, Reagan obteve um contrato de sete anos para atuar em diversas produções audiovisuais do estúdio. Inicialmente ele atuou em filmes de baixo orçamento, mas no começo da década de 1940 tornou-se um dos grandes atores de Hollywood.

Ao todo, participou de mais de 50 filmes, e uma das produções de maior sucesso de que ele fez parte foi “Kings Row”, filme de 1942. O último filme de que Reagan participou foi The Killers, lançado em 1964. O auge de sua carreira como ator, no entanto, foi mesmo na década de 1940.

A carreira de ator de Reagan foi interrompida em razão do estouro da Segunda Guerra Mundial. Ele foi convocado pelo exército norte-americano para servir em 1942 e chegou a alcançar a patente de capitão. Reagan foi considerado inapto para lutar no campo de batalha por conta de sua miopia e, por isso, acabou atuando em produções audiovisuais produzidas pelo exército na época.

Dispensado do exército em 1945, Reagan não conseguiu fazer sua carreira de ator cinematográfico retornar ao patamar de antes da guerra. Em 1947, foi eleito presidente do Screen Actors Guild, o sindicato de atores e atrizes nos Estados Unidos. Ele permaneceu nessa função até 1952 e atuou novamente nela de 1959 a 1960.

Nessa época, Reagan já começou a manifestar o anticomunismo, que foi uma de suas marcas na presidência. Tanto que ele chegou a denunciar o crescimento dos “ideais comunistas” em Hollywood para autoridades.

Por fim, antes de ingressar na política, Reagan ainda trabalhou por quase oito anos na General Electric. Nessa empresa ele atuou em pequenas produções audiovisuais para a televisão e viajava os Estados Unidos realizando palestras como relações públicas dessa empresa.

Acesse também: Partido Democrata e Partido Republicano: os dois grandes partidos dos Estados Unidos

Reagan ingressa na política

Ao longo de sua vida, Reagan passou por uma radical transformação política e ideológica. Durante sua juventude, ele era vinculado ao Partido Democrata, apoiando diversos candidatos desse partido. À medida que envelheceu, assumiu posturas mais conservadoras e foi cada vez mais se alinhando com o Partido Republicano.

Na década de 1950, ele fez campanha para os candidatos republicanos à presidência e, em 1962, filiou-se ao Partido Republicano. Nesse contexto, foi convencido a lançar sua carreira política e, em 1966, foi o candidato republicano ao governo do estado da Califórnia. Ele enfrentou Pat Brown na eleição de 1966.

Ronald Reagan foi governador da Califórnia de 1967 a 1974, pois foi reeleito ao cargo em 1970, derrotando dessa vez o democrata Jesse Unruh. Depois de seu governo na Califórnia, ele saiu pronto para concorrer à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano.

Governo Reagan

A Revolução Islâmica de 1979 foi um dos assuntos de campanha de Ronald Reagan.

Em 1980, Reagan foi escolhido nas primárias republicanas para ser o candidato do partido na disputa contra o presidente democrata, Jimmy Carter. Ele escolheu George Bush (pai) como seu vice e, na campanha eleitoral, explorou questões como a inflação e a situação do Irã após a Revolução Islâmica de 1979.

Reagan ainda tinha um discurso conservador que falava de redução de impostos e diminuição das regulações do Estado para as grandes empresas. O resultado foi que Ronald Reagan obteve uma vitória expressiva, conquistando 51% dos votos e 489 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral.

Em 1984, ele disputou a reeleição contra o candidato democrata Walter Mondale, obtendo uma vitória mais expressiva ainda: ele obteve 59% dos votos e conquistou 525 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. O governo de Reagan ficou marcado pelo que já se esperava: conservadorismo,  medidas neoliberais e combate ao comunismo no mundo.

Nos primeiros meses de seu governo, ele foi vítima de uma tentativa de assassinato em Washington. No dia 30 de março de 1981, Reagan foi alvejado por John Hinckley Junior logo depois de sair de um hotel na capital norte-americana. Ele foi atingido por uma bala, que ricocheteou e o acertou na região da axila esquerda, mas passou por uma cirurgia emergencial e sobreviveu.

Durante sua gestão, Reagan cumpriu uma promessa de campanha e reduziu impostos, bem como diminuiu as regulamentações para o meio ambiente e para a economia. Além disso, reduziu gastos com programas sociais de auxílio à população mais pobre. Essas medidas, na prática, resultaram em aumento da exploração sobre o trabalho, redução de salários e aumento da disparidade social (ricos ficaram mais ricos e pobres ficaram mais pobres).

No que se refere aos gastos militares, Reagan investiu maciçamente no exército, aumentando consideravelmente o orçamento do país com gastos militares, e adotou uma política agressiva de combate ao comunismo ou contra qualquer prática de esquerda no planeta. Isso levou a intervenções em locais como Nicarágua e Granada, por exemplo. Essa política anticomunismo recebeu o nome de “Doutrina Reagan”.

Acesse também: Watergate, o escândalo político que chocou os Estados Unidos

Vida pessoal

Ronald Reagan casou-se duas vezes. Sua primeira esposa foi Jane Wyman, com quem permaneceu casado de 1940 a 1949, tendo dois filhos: Maureen e Michael.

Nancy Davis permaneceu casada com Ronald Reagan por mais de 50 anos, tendo juntos dois filhos.

A segunda esposa de Reagan foi Nancy Davis, que também era atriz. Reagan e Nancy casaram-se em 1952 e tiveram dois filhos: Patricia e Ronald. Nancy e Ronald Reagan permaneceram casados até 2004, ano de falecimento de Reagan. O falecimento do ex-presidente norte-americano aconteceu no dia 5 de junho de 2004, vítima de uma pneumonia. Nos últimos anos de sua vida, Reagan lutou contra a doença de Alzheimer.

 

Créditos da imagem:

[1] Joseph Sohm e Shutterstock

[2] Georgios Kollidas e Shutterstock

[3] mark reinstein e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos