Bunraku

Bunraku
Bunraku é uma forma japonesa de teatro na qual são usados bonecos. Essa forma de drama se originou no século XVI, quando diversos artistas passaram a utilizar bonecos com o fim de entreter a população e dar um pouco de diversão à população da comercial cidade de Osaka. O bunraku foi uma arte teatral bastante reconhecida, tendo recebido do governo japonês, em 1955, o título de "Importante Patrimônio Cultural Intocável".

Os espetáculos combinam elementos de música, narração e, principalmente, a manipulação de bonecos. Estes são feitos de madeira, pintados à mão e possuem tamanhos que variam entre 1 a 2 metros de altura. Cada boneco possui um sistema de fios ligados a "chaves" de comando que permitem controlar seus membros e expressões faciais.

A movimentação do boneco é feita por três titereiros que ficam atrás do mesmo. Esses artistas utilizam roupas escuras justamente para dar a impressão de invisibilidade. Para manipular os bonecos e fazer com que os mesmos se transformem em “deuses encarnados”, como disse o teatrólogo francês Jean-Louis Barrault, é necessário um intenso treinamento que dura, no mínimo, cerca de 10 anos.

Hoje em dia, o bunraku é muito mais um patrimônio cultural a ser preservado do que uma arte presente na vida das pessoas, algo muito diferente dos tempos em que teatros de Kioto, Tóquio e Osaka ficavam lotados. A tecnologia (o uso de robôs, por exemplo) e a duração da apresentação (média de 5 horas) em um mundo marcado pela rapidez são alguns dos fatores que explicam a decadência do bunraku.
Publicado por Tiago Dantas
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.