Medidas de massa

Medidas de massa foram surgindo ao longo da história, e hoje utilizamos como medida padrão o grama, mas há outras que estão presentes no dia a dia.
Instrumentos utilizados para medir-se massa.
Instrumentos utilizados para medir-se massa.

As medidas de massa surgem para auxiliar a pesagem de objetos no dia a dia. Atualmente é bastante comum fazer-se compra de objetos que são vendidos de acordo com o seu peso, como verduras, carnes, ouro, entre outros.

Pelo sistema internacional, utilizamos como principal unidade de medida o grama (g), seus múltiplos quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag), e seus submúltiplos, decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg). Entre os múltiplos e submúltiplos do grama, existem alguns que são mais raros no dia a dia, e os mais comuns de fato são: kg, g e mg.

Existem outras unidades de medidas utilizadas para transações específicas, como a arroba (@), o quilate e a tonelada (t).

Leia também: Quais são as unidades de medida de comprimento?

Unidade de medida de massa

No sistema internacional de unidades, utilizamos como unidade de medida de massa o grama. Essa unidade de medida é sem dúvida a mais presente em nossas vidas, o que não quer dizer que não existam outras, apenas medimos a massa em grama na maioria das vezes. Essa medida tem várias razões, como relações comerciais, realização de experimentos na química, física e biologia, entre outras.

O grama (g) possui o que conhecemos como múltiplos — unidades de medida utilizadas para representar a massa de objetos com massa maior que o grama, são eles:

  • o decagrama (dag)
  • o hectograma (hg)
  • o quilograma (kg)

Além dos múltiplos, quando a massa é muito pequena, utilizamos os submúltiplos do grama para a representação da medida, são eles:

  • o decigrama (dg)
  • o centigrama (cg)
  • o miligrama (mg)

Conversão de unidades de medida

Para realizar a conversão do grama em seus múltiplos ou submúltiplos, é necessário lembrar que estamos trabalhando com base decimal, logo, vamos multiplicar ou dividir por 10 para efetuar essas transformações. Para sabermos exatamente como deve ser feito, o primeiro passo é construirmos uma tabela respeitando a ordem das unidades conforme a tabela seguinte:

A ordem das unidades deve ser sempre respeitada para realizar-se a conversão de uma unidade de medida em outra. Para efetuarmos as conversões, por exemplo, de grama em miligrama ou de hectograma em quilograma, precisamos analisar se se trata da transformação de uma unidade maior em uma unidade menor ou o contrário disso.

Para sabermos bem como fazer isso, vamos colocar setas na tabela:

Quando a transformação de unidade de medida é da esquerda para a direita, multiplicamos por 10 cada unidade da tabela. Por exemplo, para transformar 1,7 kg em grama, realizaremos esta multiplicação:

1,7 x 10 x 10 x 10 = 1,7 x 1000 = 1700 g

Quando a transformação de unidade de medida é da direita para a esquerda, dividimos por 10 cada unidade da tabela. Por exemplo, para converter 192 dg em decagrama, realizaremos estas divisões:

192 : 10 : 10 = 192 : 100 = 1,92 dg

Outras unidades de massa

Existem outras unidades de medida presentes no dia a dia, são elas:

  • a tonelada (t)
  • o quilate
  • a arroba (@)

As medidas são utilizadas por culturas diferentes, a depender do que está sendo trabalhado, por exemplo, a arroba é utilizada para medir-se peso de gado, já os quilates são utilizados para medir-se metais preciosos.

  • Tonelada (t): é utilizada para medir objetos que possuem massa muito grande, sendo que 1 t equivale a 1000 kg. Por exemplo, em vez de dizer que um elefante asiático pesa, em média, 4000 kg, dizemos que ele pesa 4 t. Animais de grande porte são normalmente pesados por toneladas, mas há outras aplicações também, como no peso de navios.
  • Quilate: bastante comum para negociações de metais preciosos, o quilate remete à quantidade de ouro que uma aliança possui, por exemplo. Um quilate corresponde a, aproximadamente, 200 mg, ou seja, 0,2 g.
  • Arroba (@): utilizada em negociações da agropecuária. Os gados são geralmente cotados por preços em arroba, sendo que 1 @ corresponde a 15 kg

Veja também: Quais são as unidades de medida de volume?

Exercícios resolvidos

Questão 1 - O dono de um hortifruti fez um pedido com um total de 30 kg de tomate. Por curiosidade ele descobriu que a unidade de tomate pesa, em média, 80 g. Sabendo-se disso e supondo-se que cada tomate tenha 80 g, a quantidade de tomates que tem no pedido é de:

A) 3750

B) 2525

C) 3000

D) 3520

E) 375

Resolução

Alternativa E

1º passo: converter 30 kg → g

30 · 1000 = 30 000 gramas.

2º passo: dividir o peso de todo o pedido pelo peso de cada unidade:

30 000 : 80 = 375 tomates.

Questão 2 - A moeda brasileira de R$ 0,50 é fabricada utilizando-se aço inox desde 2002. Cada moeda possui um peso de 7,81 gramas e tem cunhada o rosto do advogado José Maria da Silva Paranhos Júnior, uma homenagem ao barão de Rio Branco. No ano de 2021, devido à luta das mulheres pela igualdade, será lançada uma moeda de R$ 0,50, usando-se o mesmo material e com o mesmo peso, em homenagem a Maria Quitéria, combatente baiana das Guerras de Independência do Brasil.

Sabendo-se que serão feitas 52 milhões de moedas, a quantidade de aço inox necessária para essa produção será de:

A) 46 toneladas

B) 406,12 toneladas

C) 40612 toneladas

D) 4,0612 toneladas

E) 120 toneladas

Resolução

Alternativa B

Sabemos que o total de gramas será de 52 000 000 · 7,81 = 406 120 000 gramas.

Sabemos que para converter g em kg basta dividir por 1000, e que para converter quilograma em tonelada basta dividir por 1000 novamente, logo, faremos a divisão por 1 000 000.

406 120 000 : 1 000 000 = 406,12 toneladas.

Publicado por Raul Rodrigues de Oliveira
Matemática
Função Cosseno
Nessa aula veremos como é o gráfico de uma função cosseno e analisaremos o valor de máximo, mínimo, amplitude e período dessa função.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos