Agressividade

A agressividade ocorre desde a infância.

A agressividade é um tipo de comportamento normal que se manifesta nos primeiros anos de vida. Na infância, a agressividade é uma forma encontrada pelas crianças para chamar a atenção para si. É uma espécie de reação que adquire quando está à frente de algum acontecimento que faz com que se sintam frágeis e inseguras. Na fase adulta, a agressividade se manifesta ainda como reação a fatos que aparentemente induzem o indivíduo à disputa e ainda a sentimentos.

A criança quando agressiva tenta despertar nos pais ou responsáveis os sentimentos internos que esses não conseguem perceber. Muitas vezes as crianças são rotuladas e castigadas pelo comportamento, porém é importante conhecer primeiramente as suas causas, para que se aplique algum tipo de manifestação relacionada à agressividade. O adulto, por sua vez, quando agressivo reage precipitadamente a qualquer tipo de acontecimento, o que possivelmente causa traumas inesquecíveis. Também age como forma de depositar sentimentos negativos como raiva, inferioridade, frustração e outros.


Por ser um comportamento normal que se inicia na infância e que pode permanecer ou não durante o amadurecimento do ser humano, existem terapias que auxiliam o agressor a controlar sua reação impulsiva diante dos acontecimentos que lhes parecem desafiadores. Tal reação deve ser estudada por um profissional e controlada por quem a possui, pois pessoas agressivas normalmente não conseguem conviver com outras pessoas.

Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

10 sinais de TDAH em adultos e em crianças
Conheça alguns sinais de TDAH e conheça melhor esse transtorno que afeta muitas crianças e pode causar prejuízos graves no desenvolvimento escolar.
Agorafobia
Agorafobia, o que é agorafobia, manifestações da agorafobia, medo de lugar aberto, psicologia, fobias, medo de ter medo, tratamento e diagnóstico da agorafobia.
Amigo Imaginário
Amigo imaginário, o que é um amigo imaginário, motivos que levam à criação de um amigo imaginário, o relacionamento entre o real e o imaginário, a reação dos pais diante da relação da criança e seu amigo imaginário.
Aparelho Psíquico
Aparelho psíquico, Segunda Teoria do aparelho psíquico, id, ego, superego, o instinto do id, o equilíbrio proposto pelo ego, as condenações feitas pelo superego, a junção dos três elementos que trabalham na mente.
Contos Infantis
Os contos infantis vivenciados durante a infância, contar histórias para uma criança é uma forma de demonstrar afeto, contar histórias pode estimular o desenvolvimento psicológico, cultural e emocional, aspectos trabalhados nos contos infantis.
Deficiência Mental
Deficiência mental, o que é deficiência mental, características da deficiência mental, o tratamento para a deficiência mental, os níveis existentes na deficiência mental, como diagnosticar a deficiência mental.
Luto
Luto, a criança diante da morte, o processo de luto, forma como a criança reage diante da morte, o quê é importante para o processo de elaboração do luto.
Psicoterapia Breve
Psicoterapia Breve, a prática da psicoterapia breve, o "tripé" da psicoterapia breve, especificidade da psicoterapia breve, Experiência Emocional Corretiva, seleção de pacientes para a psicoterapia breve.
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos