Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Luto

Luto

Diante da morte de um ente querido, os adultos por desconhecerem o psiquismo infantil, não favorecem o entendimento e o processo de luto diante da perda, pois a morte ainda é um tabu para a nossa sociedade e na maioria das vezes os adultos não conseguem aceitar a idéia da morte.

A criança tem condições de construir o conceito de morte à medida que ocorre o desenvolvimento cognitivo. A forma como as crianças reagem ante a morte de um de seus progenitores depende da criação que receberam antes da perda. Pais que expuseram os filhos a situações de perdas significativas favorecem maiores recursos internos para que a criança lide com essa situação.

A forma como é comunicada a morte para a criança também é algo importante para o processo de elaboração de luto, é necessário evitar expressões como: "descansou", que leva a criança a fantasiar a volta da pessoa.

As crianças podem ser mais feridas pela negação da morte, por parte dos adultos, do que pela exposição à experiência da perda, uma vez que esta negação pode bloquear o processo de luto.
As crianças podem ser mais feridas pela negação da morte.
As crianças podem ser mais feridas pela negação da morte.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
A desatenção, juntamente com outros sintomas, podem indicar TDAH e merece atenção.
10 sinais de TDAH em adultos e em crianças
Conheça alguns sinais de TDAH e conheça melhor esse transtorno que afeta muitas crianças e pode causar prejuízos graves no desenvolvimento escolar.
A agressividade ocorre desde a infância.
Agressividade
Agressividade, o que é agressividade, a agressividade na infância, a agressividade no adulto, como a agressividade se manifesta, como controlar a agressividade.
Acrofobia é a sensação de pânico em lugares altos.
Acrofobia
Acrofobia, o que é acrofobia, medos, fobias, medo de lugares altos, medo de altura, psicologia, medos irracionais, diferença entre acrofobia e aerofobia.
Sigmund Freud
Acesse e conheça mais detalhes sobre a vida de Sigmund Freud. Confira aspectos tanto de sua vida pessoal como de sua vida profissional.
Solidão, estado mental de isolamento
Solidão
Solidão, estado mental de isolamento, comportamento apresentado pelas pessoas solitárias, circunstâncias em que são submetidas às crianças, origem da solidão, forma de lidar com a solidão.
Homossexualidade
Homossexualidade, conceito de homossexualidade, a criação do termo homossexualidade, a posição da psicologia em relação à homossexualidade, a posição da ciência em relação à homossexualidade.
Livro de Daniel Goleman que aborda a Inteligência Emocional
Inteligência Emocional
Inteligência Emocional, o QI (quociente de inteligência), as cinco áreas de habilidades da inteligência emocional, as características da Inteligência Emocional, conceito de Inteligência Emocional, as habilidades da “Inteligência Emocional”.
A pessoa quando muito triste ou depressiva não consegue enxergar uma luz no fim do túnel.
Depressão x Tristeza Reativa
Depressão x Tristeza Reativa, o que é tristeza reativa, os sintomas da depressão, especialistas em depressão, tipos de medicamentos receitados para depressão.