Ácidos Sulfônicos

Os sais obtidos por meio dos ácidos sulfônicos garantem a eficiência dos detergentes

Os ácidos sulfônicos são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional abaixo ligado a um derivado de hidrocarboneto:

? SO3H

A principal aplicação dos ácidos sulfônicos no cotidiano é na obtenção de detergentes (sais de ácido sulfônico com ação de limpeza, usados em xampus, cremes dentais e detergentes artificiais). Esses detergentes são obtidos reagindo-se ácidos sulfônicos de cadeias longas com bases fortes, como o hidróxido de sódio (NaOH).

Veja um caso abaixo:

Um exemplo de sal de ácido sulfônico que é muito utilizado em detergentes sintéticos aniônicos e em cremes dentais é o sulfato sódico de laurila, mostrado a seguir:

CH3 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? SO3Na+
                                                    Cadeia longa apolar                                        extremidade polar

Ele pode ser obtido reagindo-se o ácido dodecanossulfônico com hidróxido de sódio:

A cadeia do ácido sulfônico usado para produzir o detergente sempre deve ser longa porque irá gerar uma molécula com uma característica especial, que é o fato dela ter uma extremidade polar (que no caso que estamos considerando é o grupo aniônico ? SO3Na+) e o restante da cadeia ser apolar. A cadeia longa terá afinidade com a gordura, que também é apolar, enquanto a extremidade polar terá afinidade com a água, que também é polar. Com isso, é possível remover a gordura e outras sujeiras que a água sozinha não conseguiria remover.

A nomenclatura dos ácidos sulfônicos é realizada considerando o grupo ? SO3H como um substituto de um hidrogênio na cadeia carbônica. Assim, segue a regra:

ÁCIDO + NOME DO HIDROCARBONETO + SULFÔNICO

Exemplos:

H3C ? CH2 ? CH  ? CH  ? CH2? CH3 : ácido 4-metil-hexano-3-sulfônico
                       ?         ?
                                 CH3           SO3H

CH3 ?SO3H: ácido metanossulfônico

CH3 ? CH2?SO3H: ácido etanossulfônico

ácido benzenossulfônico

 

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.