Alcanos combustíveis

Você conhece o combustível dos isqueiros?
Alcanos possuem a propriedade de sofrerem combustão. Um exemplo de alcano que se queima com facilidade é o gás butano (presente em isqueiros). Já reparou como é fácil iniciar a combustão deste gás? Basta que a pedra gire rapidamente e o oxigênio entre em contato com o gás e lá está ele, o fogo. Acompanhe a reação:

2 C4H10 + 13 O2 → 8 CO2 + 10 H2O + calor

Repare que o contato do gás butano (C4H10) com o O2 presente no ar produz calor. A reação de combustão pode ser considerada uma oxirredução, onde o alcano é o agente redutor (combustível) e o oxigênio o agente oxidante (comburente). Para que a reação ocorra é necessária uma energia de ativação, que é dada pela faísca produzida pelo movimento rápido da pedra.

Como a reação é exotérmica (libera calor), é preciso muito cuidado ao colocar alcanos em combustão, neste processo pode ser produzida uma explosão.

Outros exemplos de combustão de alcanos:

Queima dos derivados do petróleo em geral: queima da gasolina para movimentar carros, queima de gás GLP para acender as chamas de fogões, queima da parafina para acender velas. Nestes casos desejamos obter a energia produzida pela reação.

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.