Capacidade de Formar Cadeias

Os átomos de carbono possuem a capacidade de se agrupar formando estruturas com nome de cadeias carbônicas. Essa capacidade é a principal responsável pela existência de milhões de compostos orgânicos. 

 

Uma cadeia de carbono pode possuir, além de átomos de carbono, átomos de outros elementos, de maneira que eles se encontram no meio dos de carbono. Os diferentes elementos do carbono que fazem parte com maior freqüência da cadeia carbônica são: O, N, S, P, nesse contexto remete aos átomos com nome de heteroátomos. 

 

Existe outra forma de demonstrar a cadeia de um composto orgânico. Nessa forma de demonstração, não é explícito nem os carbonos nem os hidrogênios conectados aos carbonos. As uniões entre os carbonos são orientados por traços (---), encontrando os carbonos nos pontos de inflexão e nas extremidades dos traços.



Há outra forma de tornar a representação mais clara é indicando, através dos índices, o número de átomos de hidrogênio e carbono inseridos na estrutura.



Publicado por Eduardo de Freitas
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos