Catálise Heterogênea

O princípio de funcionamento do catalisador ou conversor catalítico se baseia na catálise heterogênea

A catálise é um processo no qual se utiliza o catalisador para acelerar a velocidade de uma reação química. Os catalisadores, por sua vez, são substâncias que realizam esse aumento na velocidade, porém sem interferir no resultado final da reação – eles não participam do processo reagindo nem formando um produto, pois ao final da reação são reestabelecidos. Portanto, a massa do catalisador não é consumida durante o processo.

Dependendo do sistema, a catálise pode ser classificada em dois tipos: homogênea e heterogênea. Se desejar compreender mais sobre a catálise homogênea, você pode ler o texto “Catálise Homogênea” nesta mesma seção de Química. A seguir trataremos apenas da catálise heterogênea:

Ao contrário da catálise homogênea, na qual o catalisador e os reagentes precisam estar no mesmo estado físico; na catálise heterogênea normalmente o catalisador está em um estado físico diferente dos reagentes. Temos alguns exemplos a seguir:

Observe que nos dois casos acima os catalisadores estão no estado sólido; enquanto que os reagentes estão no estado gasoso. Isso se dá porque o catalisador adsorve as moléculas dos reagentes, enfraquecendo as suas ligações e diminuindo a energia de ativação. Dessa forma, a reação se processa mais rapidamente.

Para visualizarmos isso, consideremos a reação exotérmica do gás hidrogênio com gás etileno para formar gás etano:

C2H4(g) + H2(g) → C2H6(g)

Essa reação se processa muito lentamente sem a presença de um catalisador. Mas na presença de um metal em pó fino (como níquel, paládio, ou platina), a reação ocorre com bastante facilidade, à temperatura ambiente. O mecanismo pelo qual ocorre a reação é mostrado esquematicamente na figura abaixo:

Um exemplo de catálise heterogênea que é bastante comum em nosso cotidiano é a que ocorre em conversores catalíticos dos carros, também denominados catalisadores. Sua finalidade é adsorver os gases poluentes nocivos que resultam da combustão incompleta da gasolina, do álcool e do óleo diesel, como o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio. Esses gases são então transformados em gases não tóxicos, como CO2, N2, O2 e H2O.

Observe o esquema de funcionamento desses catalisadores:

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.