Cicloalcanos, ciclanos ou cicloparafinas

O cicloalcano mais simples é um potente anestésico: ciclopropano

Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono, de cadeia fechada e com apenas ligações simples.

Eles também são chamados de cicloparafinas porque o termo parafinas vem do latim parum, que é igual a “pequena”, e affinis, que é “afinidade”, significando, então, “pouco reativas”. A maioria dos cicloalcanos são muito estáveis e reagem com dificuldade, com exceção dos ciclanos que apresentam de 3 a 5 átomos de carbono na cadeia, que são razoavelmente reativos.

A fórmula geral desse grupo é CnH2n, sendo que n é um número inteiro. Essa fórmula nos mostra que o número de hidrogênios para os cicloalcanos é sempre igual ao dobro do número de carbonos. Por exemplo, um ciclano com 4 carbonos terá 8 hidrogênios:

n =4 → CnH2n → C4 H2 . 4 C4H8

Os cicloalcanos costumam ser representados por figuras geométricas simples. Por exemplo, o composto anterior é representado por um quadrado. Veja esse e outros exemplos a seguir:

A nomenclatura desses compostos segue a mesma regra para os alcanos, porém com o acréscimo da palavra “ciclo” no início:

Exemplos:

O cicloalcano mais importante é o mais simples também, o ciclopropano. Ele é um gás inflamável usado como anestésico em cirurgias. Ele costuma ser administrado ao paciente por inalação, misturado com oxigênio em proporções adequadas.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.