Classificação das soluções quanto à solubilidade

A classificação das soluções quanto à solubilidade depende da quantidade de soluto que pode ser dissolvida em uma certa massa de solvente, a uma temperatura constante.
O suco de frutas com pouca adição de água é um exemplo de solução concentrada

A classificação das soluções quanto à solubilidade é um importante recurso utilizado em laboratórios e indústrias por estar diretamente relacionado à produção ou ao estudo de um determinado material.

Para realizar a classificação de qualquer solução quanto à solubilidade, é fundamental conhecer o coeficiente de solubilidade do soluto em relação ao solvente, presentes na mistura.

Obs.: O coeficiente de solubilidade é uma variável física que especifica a quantidade de soluto que um determinado solvente consegue dissolver, em uma dada temperatura.

A seguir, especificamos cada uma das classificações das soluções quanto à solubilidade:

Solução insaturada

Solução insaturada é aquela que apresenta uma quantidade de soluto dissolvida menor que a especificada no coeficiente de solubilidade, ou seja, ainda é possível adicionar ao solvente uma quantidade de soluto, que será dissolvida.

Por exemplo, se o coeficiente de solubilidade do NaCl em água é de 36 g a cada 100 g de H2O, a 20 oC, temos uma solução insaturada se prepararmos uma solução com 30 g de NaCl em 100 g de H2O, a 20 oC.


Representação de uma solução insaturada referente ao coeficiente de solubilidade

Porém, a solução insaturada pode ser classificada em diluída ou concentrada, de acordo com o seguinte critério:

  • Diluída: solução insaturada cuja quantidade de soluto dissolvida não chega nem a 50% da quantidade especificada no coeficiente de solubilidade. Assim, no caso da solução de NaCl, seria aquela preparada com 10 g de NaCl em 100 g de H2O, a 20 oC.


Representação da solução insaturada referente ao coeficiente de solubilidade proposto

  • Concentrada: solução insaturada cuja quantidade de soluto de soluto dissolvida é maior ou igual a 50% da quantidade especificada no coeficiente de solubilidade. Por exemplo, no caso da solução de NaCl, seria aquela preparada com 20 g de NaCl em 100 g de H2O, a 20 oC.


Representação da solução insaturada concentrada

Solução saturada

Solução saturada é aquela que apresenta uma quantidade de soluto dissolvida exatamente igual à especificada no coeficiente de solubilidade, ou seja, se adicionarmos ao solvente qualquer outra quantidade extra de soluto, ela não será dissolvida.

Se o coeficiente de solubilidade do NaCl em água é de 36 g a cada 100 g de H2O, a 20 oC, temos uma solução saturada se prepararmos uma solução com 36 g de NaCl em 100 g de H2O, a 20 oC.


Representação da solução saturada referente ao coeficiente de solubilidade proposto

Agora, se prepararmos uma solução com 40 g de NaCl e 100 g de H2O, a 20 oC, 36g de NaCl serão dissolvidos (saturando o solvente) e os 4 g restantes serão depositados no fundo do recipiente. Por causa disso, a solução é classificada em saturada com corpo de fundo.


Representação da solução saturada com corpo de fundo

Solução supersaturada

Solução supersaturada é aquela que apresenta uma quantidade de soluto dissolvida superior à especificada no coeficiente de solubilidade. Para que esse tipo de solução seja formada, devemos realizar os seguintes procedimentos experimentais:

  • 1o passo: Preparo de uma solução saturada com corpo de fundo (por exemplo, 40 g de NaCl em 100 g de água a 20 oC);

  • 2o passo: Aquecimento da solução saturada com corpo de fundo até que todo o corpo de fundo seja dissolvido;

  • 3o passo: resfriamento da solução.


Representação da preparação de uma solução supersaturada

Após a realização desse procedimento, todo o soluto que formava o corpo de fundo passa a estar dissolvido no solvente, formando a solução supersaturada.

Caso alguma perturbação seja realizada na solução supersaturada, toda a massa de soluto dissolvida que supera o coeficiente de solubilidade passa a ser novamente corpo de fundo.


Representação da solução deixando de ser supersaturada

Publicado por Diogo Lopes Dias
Português
Diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal
Enquanto os adjuntos adnominais são termos acessórios a uma oração, os complementos são essenciais ao sentido de um nome. Considerando isso, esta videoaula se preocupa em apresentar algumas informações úteis ao aprendizado desses dois elementos, recorrentemente confundidos em sua classificação. Não deixe de assistir!
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos