Conceito e Nomenclatura das Oses

A glicose é um exemplo de composto do grupo das oses que está presente em uvas e em vários frutos.

As oses são as unidades básicas dos glicídios, ou carboidratos, que não hidrolisam.

Esse grupo também é denominado monossacarídeo por conter em sua estrutura apenas um grupo poliol-aldeído ou poliol-cetona. Se o grupo for poliol-cetona, chamamos o monossacarídeo de cetose; mas se for um poliol-aldeído, seu nome será aldose.

A nomenclatura das oses segue as regras especificadas no esquema a seguir:


Regras de nomenclatura das oses.

Veja os exemplos a seguir:


Exemplos de nomenclatura de oses.

Observe que, nos exemplos citados, apenas quando o infixo começa com a letra “h” é que não se junta com o prefixo; é necessário colocar o hífen.

Outro ponto que pode ser notado é que os isômeros da glicose e da frutose estão escritos de forma simplificada; porém, é possível simplificar mais ainda as fórmulas estruturais das oses. Além de substituir a cadeia carbônica por um traço ou linha vertical, como nos exemplos anteriores, outra alteração é representar a ligação dos carbonos com os grupos hidroxilas por traços horizontais – já as ligações com os hidrogênios ficam subtendidas e somente as das extremidades são representadas por traços horizontais. E, por último, o grupo cetona ou aldeído é representado por um círculo.

Aplicando essas regras de simplificação das fórmulas estruturais das oses, temos:


Simplificação das fórmulas estruturais de duas oses: a glicose e a frutose.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.