DDT

DDT provoca má formação de ovos.

Dicloro-Difenil-Tricloroetano, mais conhecido como DDT. Este composto se tornou mundialmente conhecido por sua propriedade inseticida. Seu uso indiscriminado durante a Segunda Guerra Mundial teve justificativa no baixo valor monetário para adquiri-lo, era o mais barato inseticida da época.




Fórmula molecular DDT

O DDT foi útil para eliminar insetos e combater as doenças emitidas por estes durante a guerra: Malária, Tifo e Febre amarela.


DDT: uma molécula comporta 5 átomos de Cloro.

O agravante no uso de DDT foi a descoberta de que esta substância pode demorar cerca 30 anos para se degradar. E o uso não se restringia só para a eliminação de insetos, sendo aplicado também por agricultores no controle de pragas nas lavouras. Esta utilização trouxe riscos ainda maiores, uma vez que a substância tóxica pode se infiltrar no solo contaminando os lençóis freáticos e mananciais.

Por este motivo é que o uso do DDT foi proibido nos anos 70, em virtude de seu efeito acumulativo no organismo. O enfraquecimento das cascas de ovos das aves foi uma prova dos malefícios do DDT ao homem. Estudos feitos com a substância sugerem que a mesma seja cancerígena, pode provocar partos prematuros e causar danos neurológicos, respiratórios e cardiovasculares.

Publicado por Líria Alves de Souza
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.