Estrutura Química dos Esteroides

Moléculas de alguns esteroides importantes. Observe que todos possuem o mesmo núcleo básico

Os esteroides são uma classe de lipídios que possuem uma estrutura em comum de hidrocarbonetos com 17 átomos de carbono ligados em quatro estruturas cíclicas. Esse núcleo central dos esteroides está representado a seguir:

A diferença de um esteroide para o outro está nos grupos funcionais que se ligam a esse núcleo central, que podem ser álcoois, ésteres, enóis, cetonas, ácidos carboxílicos etc. Os esteroides naturais mais importantes são o colesterol e seus derivados, como os hormônios sexuais feminino e masculino, o estradiol e a testosterona, respectivamente.

Veja cada um desses esteroides:

  • Colesterol: Sua fórmula molecular é C27H46O e sua fórmula estrutural está representada abaixo:

Observe que o grupo funcional a que o colesterol pertence é o dos álcoois, pois ele possui um grupo hidroxila (OH) ligado ao núcleo central dos esteroides. É um monoálcool insaturado e secundário.

O colesterol é muito importante para o nosso organismo, pois ele é um componente estrutural das membranas e é responsável pela síntese de vários compostos, tais como vitaminas D (envolvida em diversas funções corporais, como a atividade imunológica, fortalecimento de ossos, desenvolvimento embrionário e é inibidor de câncer) e os hormônios sexuais feminino e masculino, já mencionados. Ele também é encontrado no cérebro e no tecido nervoso, onde forma a mielina, que é a membrana que reveste as células.

Os alimentos que são ricos em colesterol são as gorduras de origem animal, tais como carnes vermelhas, ovos e laticínios. Para mais detalhes a respeito do colesterol, leia o texto Química do Colesterol.

  • Testosterona: Principal hormônio sexual masculino cuja fórmula é:

A testosterona possui função mista (álcool e cetona).

Ela é muito importante no organismo masculino, pois promove e mantém a produção de espermatozoides e de características masculinas, tais como barba, músculos e voz grossa. Sua produção se dá pelas três glândulas esteroidais, que são: córtex adrenal, testículos e ovários.

 Os esteroides anabolizantes são compostos (sintéticos ou naturais) derivados da testosterona, que  aumentam a força e a massa muscular do indivíduo. Eles podem ser usados para combater alguns problemas no organismo.

No entanto, quando jovens saudáveis resolvem tomar os anabolizantes para ganhar massa muscular, eles acabam sendo acarretados por várias doenças. Veja mais sobre isso  no texto “Composição e efeitos dos Esteroides anabolizantes”.

  • Estradiol: O estradiol é o principal hormônio sexual feminino produzido pelos ovários, que é a base dos estrógenos (outros hormônios sexuais femininos, tais como a progesterona).

Sua fórmula estrutural é dada por:

Algumas de suas funções são regular o ciclo menstrual feminino, a ovulação, o comportamento feminino, aumentar a síntese de proteínas no útero, vagina e glândulas mamárias, bem como estimular a estrutura óssea do formato do corpo feminino.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos