Gel e Sol: Tipos de Coloides

Um exemplo de coloide reversível, que se transforma de sol para gel, é a gelatina

Os coloides são dispersões em que as partículas dispersas possuem tamanho de 1 a 1000 nm. O termo coloide vem do grego kólla e eîdos, que indicam características intermediárias entre os materiais que são homogêneos e os que são heterogêneos.

Os coloides são materiais heterogêneos, mas só podem ser identificados por meio de microscópios, pois a olho nu parecem ser soluções, misturas homogêneas.

Existem vários tipos de coloides, dois deles, o sol e o gel, estão muito presentes em nosso cotidiano. Eles apresentam características opostas, mas podem transformar-se um no outro. Quando isso é possível, são chamados de reversíveis.

Por exemplo, ao se dissolver a gelatina na água fervendo, obtemos um coloide denominado sol, que muitas vezes é confundido com uma solução verdadeira.

O coloide sol pode ser definido da seguinte maneira:

No caso citado da gelatina, quando ela é resfriada na geladeira, seu meio deixa de ser líquido. Ela se torna então um coloide denominado gel.

O gel é exatamente o contrário do sol:

Nesse tipo de coloide as partículas formam uma complexa malha tridimensional, que mantém o dispersante em uma estrutura semirrígida. Dessa forma, ele passa a ter algumas propriedades macroscópicas parecidas com as dos sólidos, como a elasticidade e a manutenção do formato. Não se torna sólido, pois não possui retículo cristalino.

Os géis para cabelos são outro tipo de coloide gel, como o próprio nome indica. O queijo e a geleia também o são.

Outros exemplos de coloides reversíveis são os coloides dos cremes dentais e as tintas (que, apenas por meio da agitação com o pincel, são transformadas de gel em sol. Quando se pinta a parede, após o repouso elas voltam a se tornar gel).

Existe também um tipo de gel sólido e de sol sólido, em que tanto o dispersante como o disperso são sólidos. Exemplos:

Gel sólido: rubi (normalmente encontramos nele óxido de cromo e metais dispersos);
Sol sólido: vidro e plástico pigmentado.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!