2. Química
  3. Físico-Química
  4. Cinética Química
  5. Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio

Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio

A camada de ozônio é um revestimento de gás ozônio (O3) que envolve a Terra, essa camada tem como função proteger nosso planeta, ela funciona como um filtro, ou seja, ela filtra grande parte dos perigosos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.

Os gases que estão destruindo a camada de ozônio são os CFC’s (gases clorofluorcarbonetos) usados nos sistemas de refrigeração, como solventes, espumas plásticas, embalagens de aerossóis e muitos outros. Eles são constituídos de carbono (C), cloro (Cl) e bromo (Br).

Quando os CFC’s atingem altitudes superiores (entre 15 e 30 Km) são decompostos pela radiação ultravioleta, ou seja, passam por uma fotólise e liberam átomos de cloro, flúor e bromo.
A catálise ocorre quando os átomos de cloro participam em ciclos das reações catalíticas que destroem ozônio. Observe as equações:

Cl + O3 → ClO + O2
ClO + O → Cl + O2
O3 + O → 2 O2

As moléculas chegam a estratosfera e são expostas a uma grande quantidade de raios ultravioleta. O átomo de Cloro se desprende e rompe o O3 formando ClO e O2. Depois o cloro se desprende do oxigênio e passa a destruir o ozônio, como mostra a equação. Dizemos que essas reações são catalíticas, devido ao fato de que aceleram a destruição da camada de ozônio. O cloro possui um poder destrutível que o possibilita consumir milhares de moléculas de ozônio.

Dentre os prejuízos que a destruição da camada de ozônio traz, está o aumento da incidência do câncer de pele, devido à ação dos raios ultravioletas. Ocorrência do efeito estufa, o que causa um aumento na temperatura do planeta. Assim, as geleiras polares vão se descongelando gradativamente, aumentando o nível das águas nos oceanos.

Camada de ozônio: proteção para nossa pele.
A velocidade das reações é um fator importante a ser estudado
Velocidade das reações químicas
Faça uma introdução ao estudo da Cinética Química por meio deste artigo sobre a velocidade das reações químicas.
A camada de ozônio protege-nos de radiações nocivas do Sol
Camada de Ozônio
Conheça a constituição química da camada de ozônio, como ela é formada, quais reações ocorrem nela e por que ela vem sendo destruída.
A camada de ozônio protege os seres vivos dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta
16 de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
Saiba como surgiu o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e entenda a importância dessa data!
Os diferentes modos de troca de calor originam vários tipos de entalpia
Tipos de Entalpia
Entre os tipos principais de entalpia, estão: de mudança de estado físico, de neutralização, de formação, de combustão e de solução.
Um exemplo de coloide reversível, que se transforma de sol para gel, é a gelatina
Gel e Sol: Tipos de Coloides
Clique para conhecer as características dos coloides Gel e Sol!
A solubilidade das substâncias pode ser representada por meio de um gráfico, de acordo com a influência que a elevação da temperatura exerce
Curvas de solubilidade
Veja como fazer uma curva de solubilidade de uma substância que demonstre como sua solubilidade varia de acordo com a temperatura, em uma massa fixa do solvente.
Cada solução-tampão atua num determinado pH
pH e pOH de solução-tampão
Veja como é feito o cálculo do pH e do pOH de uma solução-tampão.
Substâncias como os CFCs emitidos por meio de atividades humanas causam danos em larga escala para a camada de ozônio e influenciam o clima global
Novos gases que ameaçam a camada de ozônio
Pesquisas de cientistas ingleses descobrem novos gases que ameaçam a camada de ozônio. Saiba mais aqui!
A fotossíntese é um exemplo de reação de oxidorredução muito importante
Oxidorredução
Entenda a definição de reação de oxidorredução e outros conceitos relacionados, tais como Nox, oxidação, redução, agente oxidante e agente redutor
Entalpia
Compreenda o que é entalpia, quais são os diferentes processos que envolvem o cálculo de variação de entalpia, e o que ele determina em uma reação química.
Coeficiente de solubilidade
O que representa em uma solução e como calculá-lo?
Alguns exemplos de emulsão: manteiga, margarina, cremes, pérola, sangue, leite e maionese
Emulsões
A emulsão é uma dispersão coloidal que ocorre entre dois líquidos imiscíveis.
A teoria das colisões entre as partículas que constituem os reagentes explica satisfatoriamente os fatores que interferem na ocorrência e na rapidez d
Teoria das Colisões
Segundo a teoria das colisões, para que se forme o complexo ativado e a reação ocorra, deve haver colisões efetivas entre as partículas dos reagentes.
Um aumento na concentração do oxigênio provoca um aumento na velocidade da reação de combustão da palha de aço
Influência da Concentração na Velocidade das Reações
Entenda por que quando se aumenta a concentração dos reagentes isso resulta em uma maior velocidade na maioria das reações químicas.
O sangue humano precisa estar com o pH em torno de 7,4
Alcalose e Acidose no organismo humano
Entenda como o sangue atua como solução-tampão, impedindo que ocorram casos de alcalose e acidose no organismo e mantendo seu pH estável.
Existem várias formas de se calcular e determinar as concentrações das soluções químicas
Relações entre tipos de concentração das soluções
Conheça as relações que podem ser feitas entre as concentrações das soluções e como você pode utilizá-las na hora de resolver as questões.