Whatsapp icon Whatsapp

Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio

Camada de ozônio: proteção para nossa pele.
Camada de ozônio: proteção para nossa pele.

A camada de ozônio é um revestimento de gás ozônio (O3) que envolve a Terra, essa camada tem como função proteger nosso planeta, ela funciona como um filtro, ou seja, ela filtra grande parte dos perigosos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.

Os gases que estão destruindo a camada de ozônio são os CFC’s (gases clorofluorcarbonetos) usados nos sistemas de refrigeração, como solventes, espumas plásticas, embalagens de aerossóis e muitos outros. Eles são constituídos de carbono (C), cloro (Cl) e bromo (Br).

Quando os CFC’s atingem altitudes superiores (entre 15 e 30 Km) são decompostos pela radiação ultravioleta, ou seja, passam por uma fotólise e liberam átomos de cloro, flúor e bromo.
A catálise ocorre quando os átomos de cloro participam em ciclos das reações catalíticas que destroem ozônio. Observe as equações:
 

Cl + O3 → ClO + O2
ClO + O → Cl + O2
O3 + O → 2 O2


As moléculas chegam a estratosfera e são expostas a uma grande quantidade de raios ultravioleta. O átomo de Cloro se desprende e rompe o O3 formando ClO e O2. Depois o cloro se desprende do oxigênio e passa a destruir o ozônio, como mostra a equação. Dizemos que essas reações são catalíticas, devido ao fato de que aceleram a destruição da camada de ozônio. O cloro possui um poder destrutível que o possibilita consumir milhares de moléculas de ozônio.

Dentre os prejuízos que a destruição da camada de ozônio traz, está o aumento da incidência do câncer de pele, devido à ação dos raios ultravioletas. Ocorrência do efeito estufa, o que causa um aumento na temperatura do planeta. Assim, as geleiras polares vão se descongelando gradativamente, aumentando o nível das águas nos oceanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Alcalose e Acidose no organismo humano
Entenda como o sangue atua como solução-tampão, impedindo que ocorram casos de alcalose e acidose no organismo e mantendo seu pH estável.
Coeficiente de solubilidade
O que representa em uma solução e como calculá-lo?
Emulsão
Clique aqui, saiba o que é emulsão e conheça suas principais características e seus tipos.
Entalpia
Compreenda o que é entalpia, quais são os diferentes processos que envolvem o cálculo de variação de entalpia, e o que ele determina em uma reação química.
Influência da Concentração na Velocidade das Reações
Entenda por que quando se aumenta a concentração dos reagentes isso resulta em uma maior velocidade na maioria das reações químicas.
Oxidorredução
Entenda a definição de reação de oxidorredução e outros conceitos relacionados, tais como Nox, oxidação, redução, agente oxidante e agente redutor
Relações entre tipos de concentração das soluções
Conheça as relações que podem ser feitas entre as concentrações das soluções e como você pode utilizá-las na hora de resolver as questões.
Teoria das Colisões
Segundo a teoria das colisões, para que se forme o complexo ativado e a reação ocorra, deve haver colisões efetivas entre as partículas dos reagentes.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.