Whatsapp icon Whatsapp

Tipos de Entalpia

Os diferentes modos de troca de calor originam vários tipos de entalpia
Os diferentes modos de troca de calor originam vários tipos de entalpia

A entalpia é um conceito estudado em Termoquímica, que designa o conteúdo de energia de cada substância. Visto que não se conhece até hoje uma maneira experimental de determinar o valor da entalpia de cada substância, normalmente trabalha-se com a variação da entalpia nas reações e nas mudanças de estado físico, que é dada pela diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes (?H = Hprodutos – Hreagentes).

No entanto, assim como existem vários tipos de reações e mudanças de estado físico, existem também vários tipos de entalpia. Baseado nisso, veja explicações sobre cada um deles a seguir:

  • Entalpia de Mudança de Estado Físico: como o próprio nome diz, ela designa a energia necessária para que 1 mol de substância, nas condições-padrão de temperatura e pressão, mude de estado físico. Dentro desse tipo de entalpia, temos:
  • Entalpia de Vaporização: energia que precisa ser absorvida para vaporizar (passar do estado líquido para o estado de gasoso) 1 mol da substância. Como se absorve energia na forma de calor, esse é um processo endotérmico e o valor da entalpia de vaporização será sempre positivo.  Exemplo:

H2O(l) → H2O(v)    ?Hvaporização = +44 kJ

  • Entalpia de Fusão: energia que precisa ser absorvida para que 1 mol da substância passe do estado sólido para o estado líquido. Nesse caso, também é um processo endotérmico e o valor da entalpia de vaporização será sempre positivo.  Exemplo:

H2O(s) → H2O(l)    ?Hfusão = +7,3 kJ

  • Entalpia de Liquefação: energia que precisa ser liberada para que 1 mol da substância passe do estado gasoso para o estado líquido. Já nesse caso, o processo é exotérmico e o valor da entalpia de vaporização será sempre negativo. Exemplo:

H2O(v)    → H2O(l) ?Hliquefação = -44 kJ

  • Entalpia de Solidificação: energia que precisa ser liberada para que 1 mol da substância passe do estado líquido para o sólido. O processo também é exotérmico e o valor da entalpia de vaporização será sempre negativo. Exemplo:

H2O(l)    → H2O(s)   ?Hsolidificação = -7,3 kJ

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Entalpia de Formação: calor liberado ou absorvido na formação de 1 mol de uma substância a partir de seus elementos constituintes, que são substâncias simples, no estado padrão, com a entalpia igual a zero. Por exemplo, para descobrir a entalpia da molécula de água é só usar o valor da entalpia da reação de formação dessa molécula:

H2(g) + ½ O2(g) → H2O(l)    ?H =-286 kJ/mol

?H = HProdutos – HReagentes
-286 kJ/mol = HH2O – (HH2 + H1/2 O2)
-286 kJ/mol = HH2O – 0
HH2O =286 kJ/mol

  • Entalpia de Combustão: é a energia liberada na combustão completa de 1 mol de uma substância no estado padrão. Como são reações de combustão, sempre será liberada energia na forma de calor, sendo, portanto, uma reação exotérmica com a variação da entalpia negativa. Exemplo:

CH4(g) + ½ O2 → 1 CO2(g) + 2 H2O    ?H0combustão = -890,4 kJ/mol

  • Entalpia de Neutralização: é a energia liberada na forma de calor, na reação entre 1 mol de H+(aq) e 1 mol de OH-(aq), fornecidos respectivamente por um ácido e uma base fortes, para a formação de 1 mol de água. Exemplo:

HCl(aq) + NaOH(aq) →  NaCl(aq) + H2O(l)  ?Hneutralização = -57,7 kJ

  • Entalpia de Solução: é a soma da entalpia reticular (absorve energia) e da entalpia de hidratação (libera energia). Ocorrem quando se dissolve um soluto na água, gerando uma solução. Se o valor da variação da entalpia de solução der negativo, significa que o processo é exotérmico. Já se o valor der positivo, a dissolução é endotérmica. Exemplo:

KI(s) → K+(g) + I-(g)        ?Hret = +623 kJ/mol
K+(g) + I-(g) → K+(aq) + I-(aq)     ?Hhid = -611 kJ/mol
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
KI(s) → K+(aq) + I-(aq)    ?Hsol = ?Hret + ?Hhid
?Hsol = (+623 + (-611)) kJ/mol
?Hsol = + 21 kJ/mol

Resumo dos tipos de Entalpia:

Esquema resumido dos principais tipos de entalpia

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O efeito Tyndall ocorre em neblinas, que são um tipo de aerossol
Aerossol: um tipo de coloide
Entenda o que caracteriza o aerossol como um tipo de coloide e veja exemplos de aerossóis líquidos e sólidos.
O ∆H de reações não elementares é calculado com a lei de Hess
Cálculos com a lei de Hess
Clique e aprenda a determinar o valor da variação da entalpia de uma reação utilizando os cálculos com a lei de Hess.
O enxofre rômbico é uma substância simples que participa da reação de formação do ácido sulfúrico e ajuda a descobrir o valor da sua entalpia
Entalpia de Formação
Aprenda a determinar a entalpia de formação das substâncias compostas a partir de seus elementos constituintes.
Nunca mais fique com dúvida quando o seu professor passar aquelas equações termoquímicas no quadro!
Equações Termoquímicas
Aprenda tudo que você precisa saber para interpretar as equações termoquímicas e escrevê-las corretamente.
A reação de decomposição do dióxido de azoto (NO2) em tetróxido de diazoto (N2O4) é reversível e estabelece um equilíbrio homogêneo (um gás castanho)
Equilíbrios químicos homogêneos e heterogêneos
Conheça a diferença entre equilíbrios químicos homogêneos e heterogêneos, veja exemplos de cada um e como isso interfere na constante de equilíbrio.
Um exemplo de coloide reversível, que se transforma de sol para gel, é a gelatina
Gel e Sol: Tipos de Coloides
Clique para conhecer as características dos coloides Gel e Sol!
As folhas do repolho roxo contêm a antocianina, um indicador ácido-base natural
Indicadores ácido-base naturais
Conheça substâncias que podem ser extraídas de diversas plantas e vegetais para servir como indicadores ácido-base naturais.
Imagem do cientista francês François Marie Raoult (1930-1901), que estudou as propriedades coligativas e criou a famosa lei que leva seu nome
Lei de Raoult
A lei de Raoult calcula a pressão máxima de vapor de uma solução multiplicando a fração molar do solvente com a pressão máxima de vapor do solvente puro.
Le Chatelier enunciou o princípio que leva seu nome, sobre perturbações em equilíbrios químicos.
O Princípio de Le Chatelier
O Princípio de Le Chatelier diz que quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar procurando diminuir os efeitos da força.
Camada de ozônio: proteção para nossa pele.
Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio
Reações Catalíticas, Camada de Ozônio, raios ultravioletas emitidos pelo Sol, gases clorofluorcarbonetos, embalagens de aerossóis, fotólise, catálise, efeito estufa, incidência do câncer de pele.
Soluções
Clique aqui e fique por dentro do nosso conteúdo sobre soluções! Aproveite e teste seus conhecimentos respondendo a exercícios sobre o tema!
As reações e fenômenos físicos que geram perda ou ganho de calor são estudados na Termoquímica
Termoquímica
Confira uma introdução ao estudo da Termoquímica que oferece uma base para que você prossiga aumentando seus conhecimentos nessa área.
Germain Henri Hess (1802-1850)
Variação da entalpia e Lei de Hess
Aprenda a determinar a variação da entalpia de uma equação termoquímica por meio da soma algébrica de equações termoquímicas e da Lei de Hess.
video icon
Física
Força normal
A normal é uma força de reação que uma superfície produz quando é comprimida por algum corpo ou objeto. Na videoaula de hoje, aprenderemos sobre a definição de força normal e sobre como a calcular.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.