Indicadores e pH

Papel tornassol

O pH de uma substância pode ser medido através de um aparelho chamado pHmetro. Esse aparelho geralmente é encontrado somente em laboratórios, mas podemos medir o pH, embora com menos precisão, com o uso de indicadores.
Substâncias que revelam a presença de íons livres em uma solução são conhecidas como indicadores, esses mudam de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.

Mas como os indicadores revelam se uma solução é ácida ou básica?


Indicadores mais usados:
Solução de fenolftaleína: a fenolftaleína é um indicador sintético que, quando dissolvida em água se ioniza originando íons que estabelecem um equilíbrio e se transforma em uma solução incolor que ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos na solução de fenolftaleína um ácido ela se torna incolor, pois, o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio.

Papel tornassol: Esse método é muito usado para diferenciar compostos básicos dos ácidos, é feito através do papel tornassol vermelho ou azul, que em contato com uma solução determinada muda de cor. Exemplo: O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul. O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos.

Indicador ácido-base: são naturais, um exemplo é o suco do repolho roxo que pode ser preparado em sua casa. Esse suco, em presença de solução neutra, apresenta coloração roxa, mas quando o pH muda sua coloração varia do vermelho ao amarelo-claro.

 

Publicado por Líria Alves de Souza
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.