Primeira Lei de Soddy

Frederic Soddy estudou as emissões alfa e criou a primeira lei da radioatividade, que leva seu nome

As leis da radioatividade se referem às alterações que ocorrem no núcleo do átomo quando se emitem partículas alfa (α) ou beta (β).

O físico-químico inglês Frederick Soddy (1877-1956) foi um pioneiro no estudo da radioatividade. Ele verificou que o decaimento radioativo ocorre sempre de acordo com algumas leis básicas. Dentre elas, a primeira lei da radioatividade, conhecida como Primeira Lei de Soddy, ou simplesmente Lei de Soddy, refere-se ao decaimento radioativo pela emissão de uma partícula alfa.  

Segundo essa lei, quando um átomo de um elemento emite uma partícula alfa – que é constituída de dois prótons e dois nêutrons (42α+2) – ele se transforma em outro elemento químico. Isso ocorre porque seu número atômico (Z = prótons no núcleo) diminui duas unidades e seu número de massa (A = prótons + nêutron) diminui quatro unidades.

Isso pode ser visualizado no decaimento genérico abaixo:

Isso significa que o átomo Y estará sempre localizado duas casas à esquerda de X na Tabela Periódica.

Veja alguns exemplos de como isso ocorre na prática:

Veja a localização desses elementos na tabela periódica:

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.