Solução Água Régia

Metal ouro antes de ser extraído.
A água régia é uma mistura de ácido clorídrico (HCl) e ácido nítrico (HNO3) concentrado numa proporção de 3:1, é um líquido altamente corrosivo de coloração amarela.

A água régia foi muito empregada por alquimistas na Antigüidade e, ainda hoje, é utilizada em diversos procedimentos analíticos, devido sua capacidade de dissolver praticamente quase todos os metais. Além disso, é uma mistura de fácil obtenção, sendo empregada em processos industriais e laboratoriais, para solubilização de amostras ou na extração de metais de uma mistura, o que permite uma posterior análise química e determinação de seus teores.

A Solução Água Régia possui uma propriedade que a tornou muito conhecida: a de extrair ouro. No Brasil do século XIX, o uso do mercúrio era limitado em função da sua falta ou do seu alto custo, procurando-se então formas alternativas de purificar o ouro encontrado.

Processo de separação:

- Nenhum dos ácidos constituintes da água régia pode atacar o ouro isoladamente, cada ácido executa uma tarefa diferente;

- O ácido nítrico é um potente oxidante, que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro;

- O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos, que reagem com os íons de ouro, separando assim esse metal.
Publicado por Líria Alves de Souza
História
Grécia Antiga: Civilização Micênica
Assista à nossa videoaula para conhecer a história da civilização micênica. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos