Ata
A ata é um texto majoritariamente expositivo que tem como finalidade realizar o registro das discussões e decisões tomadas por uma instituição, por exemplo. Ela serve como um documento facilitador de consultas ou mesmo para evitar atitudes de má-fé.
A ata pode ser classificada em formal e informal. A diferença está no grau de formalidade e importância da reunião a ser realizada. Elas se diferenciam principalmente na construção da estrutura.
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Resumo sobre ata
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Tem como principal objetivo fazer o registro de reuniões.
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Pode ser classificada em ata de reunião formal e ata de reunião informal.
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É um texto expositivo em que prevalece a linguagem clara e objetiva.
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Para corrigir uma ata, deve-se utilizar os termos “digo” (no decorrer do texto) e “em tempo” (ao final dele).
Videoaula sobre ata
O que é ata?
A ata é um instrumento utilizado para que empresas, instituições, congressos, ONG, entre outros, possam fazer um registro expositivo de fatos e decisões tomadas em uma reunião, assembleia ou sessão.
Ela é um documento de grande importância porque é responsável por registrar todas as informações e decisões tomadas, servindo para consulta sempre que necessário. O documento precisa ter a anuência de todos os participantes e, sendo assim, ele é assinado por todos os que estão presentes.
A ata possui alguns mecanismos para evitar fraudes, como não deixar espaços em branco para que informações sejam preenchidas e não escrever números em algarismos arábicos ou romanos. Em caso de erros, não se pode rasurar, mas existem algumas recomendações específicas a serem tomadas que explicaremos mais adiante.
Como fazer uma ata de reunião?
A ata possui uma forma fixa, isto é, ela não admite abertura de parágrafo. Essa medida é utilizada para evitar que a ata possa ser alterada ou falsificada. Ela também precisa conter dados sobre a data e o local da reunião.
Na ata, evita-se a utilização de algarismos arábicos ou romanos devido à facilidade em alterá-los. Dessa forma, os números são expressos por extenso. Assim, ela pode ser classificada em ata de reunião formal e ata de reunião informal.
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Ata de reunião formal
É extremamente formal e deve ser assinada por todos os integrantes e registrada em cartório como um documento oficial. Possui cinco partes:
1) Abertura: consta data, local, horário e nome da instituição.
2) Legalidade: autenticação de legalidade da reunião, de acordo com os devidos estatutos.
3) Expediente registro informativo: apresentação dos nomes presentes e ausentes e devidas justificativas, caso hajam.
4) Ordem do dia: é o corpo do texto propriamente dito com todas as discussões a serem feitas ou mesmo as decisões tomadas durante a reunião.
5) Encerramento e desfecho: feitos após o registro de todos os acontecimentos.
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Ata de reunião informal
Ela é informal e tem como característica o registro das informações consideradas mais relevantes ou importantes durante a reunião. Seus principais tópicos são:
1) Abertura: assim como na ata formal, essa parte é reservada para informações como a data, o local, o horário e o nome da instituição.
2) Participantes e seus cargos: registro da situação de cada participante na reunião.
3) Discussão: exposição dos principais assuntos abordados na reunião.
4) Fecho: encerramento da reunião com as decisões tomadas ou a serem tomadas.
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Exemplos de ata
ATA Às 10h15, do dia 24 de maio de 2004, na Sala de Reunião do Cedi, a Sra. Maria da Silva, Diretora da Coordenação, deu início aos trabalhos com a leitura da ata da reunião anterior, que foi aprovada, sem alterações. Em prosseguimento, apresentou a pauta da reunião, com a inclusão do item “Projetos Concluídos”, sendo aprovada sem o acréscimo de novos itens. Tomou a palavra o Sr. José da Silva, Chefe da Seção de Marketing, que apresentou um breve relato das atividades desenvolvidas no trimestre, incluindo o lançamento dos novos produtos. Em seguida, o Sr. Mário dos Santos, Chefe da Tipografia, ressaltou que nos últimos meses os trabalhos enviados para publicação estavam de acordo com as normas estabelecidas, parabenizando a todos pelos resultados alcançados. Com relação aos projetos concluídos, a Diretora esclareceu que todos mantiveram-se dentro do cronograma de trabalho preestabelecido e que serão encaminhados à Gráfica na próxima semana. Às 11h45 a Diretora encerrou os trabalhos, antes convocando reunião para o dia 2 de junho, quarta-feira, às 10 horas, no mesmo local. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, e eu, Ana de Souza, lavrei a presente ata que vai assinada por mim e pela Diretora. Diretora Secretária Fonte: Manual de redação: câmara dos deputados. Brasília: Câmara dos deputados, Coordenação de publicações, 2004. |
ATA Às oito horas, do dia dez de abril de dois mil e quatro, na sala 01 do prédio Escolar, o Sr. José Bonifácio, Coordenador Pedagógico, deu início a pauta do dia sobre a reorganização dos horários para a semana de provas. Ele sugeriu que as provas fossem aplicadas de maneira rotativa para que os professores não ficassem em prejuízo nos seus conteúdos. A professora, a Sra. Márcia Luiza solicitou que, se possível, as provas não ocorressem em suas aulas, visto que o seu conteúdo já está bem atrasado se comparado com os demais, devido à utilização de suas aulas para eventos e votações no mês anterior. Sr. José perguntou se todos estavam de acordo e, como não houve qualquer objeção, a regra vale para todos, à exceção da Sra. Márcia Luiza. Em seguida houve uma rápida votação sobre a não utilização dos uniformes por parte dos alunos na sexta-feira desta semana, pois haverá uma confraternização e os alunos solicitaram aos professores. Todos os professores foram favoráveis à revindicação dos alunos. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi finalizada. Coordenador Professores |
Características de uma ata
A ata é um texto expositivo e, por isso, ela tem como principal objetivo transmitir da maneira mais clara possível a sua mensagem. Para que se possa atingir esse fim, a ata precisa ser clara e objetiva, sem rodeios. Além disso, é preciso estarmos atentos aos elementos de coesão e coerência, que influenciam na melhor compreensão do texto.
Assim, a ata deve apresentar uma ordem sequencial dos fatos quando eles forem apresentados. É muito comum ocorrerem enumerações, como “Em primeiro lugar… Em segundo lugar”, que ajudam na construção lógica e sequencial dos acontecimentos.
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Como corrigir uma ata?
A ata não pode ser rasurada, mas, como todo texto, ela pode estar suscetível a falhas humanas. Quando algum erro ocorrer, deve-se utilizar o termo “digo” seguido da informação correta durante o processo de redação.
Caso o texto já tenha sido concluído e os erros sejam identificados posteriormente, usa-se a expressão “em tempo”, ao fim da ata, seguida do registro da informação correta.