Coletor menstrual

O coletor menstrual é um produto reutilizável que substitui o uso de absorventes e que capta o fluxo menstrual no interior da vagina.
O coletor menstrual é uma alternativa para aquelas mulheres que apresentam alergia ao absorvente comum

Coletores menstruais são uma das várias alternativas para lidar com a higiene pessoal no período da menstruação. Apesar de não ser o método mais utilizado, observa-se um número cada vez maior de adeptas desse produto.

O que é o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um produto de silicone que tem o formato de um pequeno copo e que é inserido no interior da vagina. Esse produto coleta o sangue menstrual e, diferentemente dos absorventes, não absorve o fluxo, que fica armazenado até ser retirado após algumas horas. O coletor é recomendado para mulheres que já tiveram sua primeira relação sexual.

Como colocar e retirar o coletor menstrual?

O coletor menstrual deve ser colocado no interior da vagina e ser retirado entre oito e 12 horas depois. Para utilizá-lo, é necessário lavar bem as mãos, escolher uma posição confortável, dobrar e inserir o coletor na vagina. Após introduzido, ele adapta-se ao corpo feminino, criando uma espécie de vácuo que reduz os episódios de vazamento.

Na hora de remover o coletor menstrual, recomenda-se sentar no vaso sanitário, pressionar a base do “copinho” e somente depois puxá-lo pela haste. A pressão na base faz com que o vácuo formado acabe com a entrada de ar. Após a retirada, deve-se esvaziar o coletor e lavá-lo bem.

Quais as vantagens e desvantagens do produto?

Assim como qualquer produto de uso pessoal, existem vantagens e desvantagens na utilização do coletor menstrual. Entre as vantagens, podemos citar o tempo de uso, sem a necessidade de trocas ou remoção, de até 12 horas seguidas. Apesar de ser muito mais caro que o tradicional absorvente, o preço, a longo prazo, é outro atrativo do coletor, já que será mais econômico por causa de sua durabilidade, que pode chegar a 10 anos.

Podemos citar ainda um maior conforto em relação ao absorvente comum e a ausência de contato do sangue com a pele. Além dessas vantagens para a mulher, não podemos esquecer dos benefícios para o meio ambiente, uma vez que a durabilidade do coletor colabora para a redução do descarte de milhares de absorventes.

Quanto às desvantagens, podemos citar a dificuldade de manuseio, relatada por muitas mulheres, no momento de inserir e retirar o coletor. Além disso, muitas se sentem incomodadas ao higienizá-lo para um posterior uso.

Como higienizar o coletor menstrual?

O coletor menstrual deve ser higienizado corretamente para evitar qualquer infecção. A cada retirada para o esvaziamento (a cada oito a 12 horas), deve-se lavar o coletor com água e sabão neutro, enxaguando-o bem para prevenir irritações pela presença de sabão. Ao final de cada ciclo, é necessário ferver o coletor por cerca de 5 minutos a 8 minutos antes de guardá-lo.

É importante salientar que a limpeza incorreta do produto ou manipulação com as mãos sujas pode levar a infecções. Além disso, a Síndrome do Choque Tóxico, uma infecção bacteriana grave, pode ocorrer caso o coletor não seja retirado após longos períodos de utilização. A ocorrência dessa síndrome já foi relatada com o uso de coletor, apesar de ser um caso bastante raro.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.