Pepino

Pepino
Originário da Índia, o pepino é o fruto do pepineiro (espécie Cucumis sativus, família Cucurbitáceas). O mesmo foi difundido por várias partes do mundo, encontrando grande facilidade de adaptação em regiões tropicais e temperadas. Existem cinco tipos de pepino: japonês, holandês, caipira, aodai (comum) e industrializado (conserva). A maioria dessas espécies é proveniente da África.

O pepino é um fruto longo, apresenta uma casca de tom esverdeado e uma polpa de cor clara e sabor bastante suave. Seu formato e tamanho variam muito conforme os cultivares do fruto. O mesmo apresenta algumas sementes em seu interior, da mesma forma que o melão.

O fruto possui poucas quantidades de vitaminas A, C, B1, B2 e sais minerais. No entanto, devido ao seu alto teor de sílica e flúor, tem a capacidade de tonificar o fígado, rins e vesícula. Além disso, o pepino possui uma grande quantidade de fibras e pouquíssimas calorias, sendo um alimento ideal para quem procura perder peso. O pepino também é capaz de eliminar gorduras da pele.

Os frutos são consumidos crus em saladas, principalmente. Também podem ser cozidos em sopas, recheados, refogados, etc. É recomendável consumi-lo com casca, já que nela são encontradas substâncias que facilitam a digestão. O suco do pepino é usado pela indústria de cosméticos no preparo de cremes faciais, loções, xampus, entre outros produtos. É aconselhável escolher frutos de tamanho médio, firmes e com casca brilhante. No Brasil, o maior produtor de pepino é o Estado de Santa Catarina.
Publicado por Tiago Dantas
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos