Camisinha feminina

A camisinha feminina é bastante eficiente na proteção contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Ela é distribuída gratuitamente nos postos de saúde.
A camisinha feminina, quando usada corretamente, tem risco de falha de apenas 5%

A camisinha feminina, apesar de ter sido criada na década de 90, ainda não se popularizou entre as mulheres. Assim como o masculino, o preservativo feminino, além de proteger contra uma gravidez indesejada, também é indicado na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS e HPV.

A camisinha feminina, que apresenta cerca de 15 cm de comprimento, é feita de borracha nítrica e apresenta muito mais lubrificação que a camisinha masculina. É um método de barreira que possui dois anéis flexíveis, sendo que um encontra-se solto em uma extremidade fechada, e o outro é fixo.

Para colocar a camisinha feminina, o anel móvel deve ser apertado e introduzido na vagina com a ajuda do dedo indicador. A porção com o anel fixo ficará para fora, cobrindo a região da vulva. É recomendado que aproximadamente três centímetros da camisinha fiquem na região externa. A posição adequada para colocar o preservativo é a mais confortável, podendo ser em pé, agachada ou até mesmo deitada.


Observe onde estão localizados os anéis flexíveis na camisinha feminina

No momento da penetração, é importante que a mulher guie o pênis até o centro do anel que fica externo à vagina. Em alguns casos, durante a relação sexual, pode ocorrer do anel começar a ser puxado para o interior da vagina. Nesse momento, é importante segurar o anel ou colocar um pouco mais de lubrificante no preservativo. Para fazer a remoção, basta a mulher segurar a porção externa e fazer uma pequena torção para evitar a saída do esperma. Feito isso, basta puxar delicadamente a camisinha.

As camisinhas femininas apresentam algumas vantagens quando comparadas às masculinas. Esse preservativo pode ser colocado em um período de até 8 horas antes da relação sexual e, diferentemente do masculino, não precisa ser removido imediatamente. Além disso, pode ser usada por pessoas que são alérgicas ao látex, uma vez que é feita de borracha nítrica. Segundo alguns usuários, confere mais prazer que a camisinha masculina, pois a feminina não aperta o pênis.

Alguns cuidados devem ser tomados com a camisinha feminina para que ela ofereça a máxima proteção. Veja a seguir algumas dicas:

- Deixe a camisinha sempre em locais frescos e secos;

- Observe atentamente o prazo de validade;

- Não abra a embalagem utilizando os dentes;

- Não utilize junto ao preservativo masculino;

- Caso seja necessário, utilize lubrificantes de base oleosa fina.

- Utilize o preservativo apenas uma vez.

Se usada de maneira correta, a camisinha feminina pode garantir uma proteção de até 95% contra a gravidez, sendo, portanto, um método bastante eficiente e de baixo custo, uma vez que já está disponível em diversos postos de saúde.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.