Whatsapp icon Whatsapp

Diafragma

O diafragma é um instrumento contraceptivo de barreira que deve ser inserido no interior da vagina de 15 a 30 minutos antes da relação sexual.
O diafragma é um método contraceptivo não descartável.
O diafragma é um método contraceptivo não descartável.

O diafragma é um método contraceptivo de barreira, que atua da mesma forma que a camisinha, evitando que o espermatozoide adentre o útero. Antes de adotar esse método, é importante que a mulher consulte um(a) ginecologista para que ele(a) possa avaliar o tamanho adequado do diafragma e, desse modo, garantir que a paciente adquira aquele que melhor se encaixa em seu corpo, aumentando sua eficiência.

A taxa de gravidez por esse método é de 6% a 21% (índice de gravidez em 100 mulheres no primeiro ano). Vale destacar, no entanto, que sua eficácia varia e está relacionada, dentre outros fatores, com sua utilização de maneira correta.

Leia também: Dispositivo intrauterino (DIU) — contraceptivo que pode ser utilizado por um longo período de tempo

Resumo sobre o diafragma

  • O diafragma é formado por um anel flexível, o qual é envolvido por uma membrana fina de silicone ou látex.

  • Para utilizar o diafragma, é importante que a mulher faça uma consulta com ginecologista a fim de que ele(a) avalie o tamanho adequado do instrumento.

  • O diafragma é colocado no interior da vagina e cobre a região do colo uterino, impedindo a passagem de espermatozoides.

  • O diafragma deve ser colocado de 15 a 30 minutos antes da relação sexual.

  • Recomenda-se que o diafragma seja usado com espermicida.

  • O diafragma só pode ser retirado, no mínimo, seis horas após a relação.

  • Ele não pode permanecer mais de 24 horas no corpo da mulher.

  • Após a retirada do diafragma, ele deve ser higienizado e guardado em local adequado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é o diafragma?

O diafragma é um instrumento contraceptivo que apresenta formato de cúpula e consiste em um anel flexível recoberto por uma membrana de silicone ou látex. Existem diferentes tamanhos, sendo necessária medição por um profissional da saúde antes de a mulher adquirir o produto.

Além de realizar a medição e indicar o tamanho adequado para a paciente, o profissional da saúde deverá orientá-la sobre como colocar e retirar o objeto. Esse método contraceptivo não é descartável, podendo o instrumento ser lavado e utilizado novamente. É importante, no entanto, que a mulher observe se ele apresenta algum dano antes de usá-lo.

Como funciona o diafragma?

O diafragma deve ser colocado no interior da vagina de modo a cobrir o colo uterino. Ele atua como uma barreira mecânica, impedindo que o espermatozoide siga da vagina em direção ao útero. Esse é, portanto, um exemplo de método contraceptivo de barreira. Ele deve ser usado junto de espermicida (substância química que destrói os espermatozoides) para aumentar sua eficiência.

Veja também: Camisinha masculina — método contraceptivo de barreira de alta eficácia

Como o diafragma deve ser utilizado?

Ilustração de como o diafragma deve ser inserido, de modo a cobrir o colo uterino.
O diafragma deve ser inserido de modo a cobrir o colo uterino.

O diafragma deve ser colocado no interior da vagina da mulher de modo a cobrir o colo uterino. Antes de iniciar o uso desse método, é importante que a mulher aprenda a identificar a localização do seu colo do útero por meio do autotoque. Saber a localização do colo uterino é importante, pois a mulher, após colocar o diafragma, deve ser capaz de identificar se ele está no local adequado.

O instrumento deve ser inserido de 15 a 30 minutos antes da relação sexual. Antes de inseri-lo, a mulher deverá urinar e higienizar adequadamente suas mãos. Feito isso, ela deverá analisar se o diafragma possui algum furo ou outro defeito. Caso ele esteja em condições de uso, deve-se colocar espermicida em sua região côncava.

Após isso, a mulher deve colocar-se em uma posição confortável, unir as bordas do diafragma e colocá-lo dentro da vagina. Utilizando o dedo, a mulher deverá empurrar o diafragma em direção ao fundo da vagina. Após inseri-lo, deve-se garantir que o colo uterino esteja completamente coberto (daí a importância de conhecer essa região corporal).

Depois de colocado, o diafragma só deve ser retirado após um período de pelo menos seis horas após a relação sexual. Vale salientar que o tempo máximo de permanência do diafragma no corpo deve ser de 24 horas. Algumas mulheres fazem uso contínuo do diafragma, entretanto, mesmo nesses casos, é recomendado retirá-lo uma vez ao dia para higienização. Durante a menstruação, deve-se fazer a retirada do instrumento.

Removido o diafragma, é importante higienizá-lo antes de guardá-lo. Para isso, deve-se lavar o objeto com água e sabão neutro, enxaguá-lo, secá-lo e acondicioná-lo em estojo próprio para essa finalidade. Nos diafragmas feitos de látex, deve-se colocar amido de milho.

O diafragma precisa ser trocado?

A vida média útil de um diafragma é de três anos, caso a mulher obedeça adequadamente as recomendações do fabricante. Entretanto, é importante que ela esteja atenta e caso observe que há algum furo ou que o material está enrugado, a troca deve ser realizada. É importante também que a mulher realize novas medições caso engravide ou ganhe ou perca peso de maneira acentuada.

Saiba mais: Camisinha feminina — outro eficiente método contraceptivo de barreira

Quais as vantagens do uso do diafragma?

O diafragma é um método contraceptivo que apresenta uma série de vantagens, tais como:

  • não provoca efeitos sistêmicos, isto é, que agem no corpo todo;

  • seu uso pode ser interrompido a qualquer momento;

  • é um método controlado pela mulher;

  • não interfere no aleitamento;

  • com as orientações corretas, é um método fácil de usar;

  • contribui para que a mulher conheça melhor seu corpo.

  • apresenta vida útil relativamente extensa.

Quais as desvantagens do uso do diafragma?

Assim como qualquer método contraceptivo, o diafragma apresenta vantagens e desvantagens. Dentre as desvantagens, podemos destacar que o método:

Além disso, o diafragma é um método que exige muita disciplina por parte da mulher, que deve conhecer bem o seu corpo e colocá-lo e retirá-lo nos momentos certos e adequadamente.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Medo impede que muitas vítimas de abuso sexual denunciem seus agressores
Abuso sexual
Saiba quais os tipos de violência fazem parte do abuso sexual e como denunciar essas práticas que ferem a dignidade das vítimas.
O beijo é um segredo que se diz na boca e não no ouvido
Beijo na Boca
Beijo na Boca, tipos de Beijo, francês, Beijo esquimó, Beijo de amigo, selinho, Beijo experimental, Beijo lagartixa, Beijo giratório, Beijo oriental, Beijo Drácula, Beijo molhado.
A camisinha feminina, quando usada corretamente, tem risco de falha de apenas 5%
Camisinha feminina
Entenda como funciona a camisinha feminina e aprenda como colocá-la.
A camisinha protege contra diversas doenças sexualmente transmissíveis e contra a gravidez
Camisinha masculina
Aprenda mais sobre a camisinha masculina, como usá-la e os motivos que levam ao seu rompimento.
Espermatozoides
Saiba mais sobre os espermatozoides clicando aqui. Conheça a função dessas células, sua estrutura e sua formação.
Pomada espermicida: um artifício contraceptivo.
Espermicida
Espermicidas, Método contraceptivo, Gravidez, Espermatozóides, Gametas, Uso tópico, Ato sexual, Dispositivo intra-uterino DIU, Camisinha, Diafragma vaginal, Anticéptico, Doenças sexualmente transmissíveis.
Casal ficante
Ficar
Ficar, nova moda entre os jovens é Ficar, Ficar versos o namoro, porque os jovens preferem ficar, as vantagens de Ficar, as desvantagens de Ficar.
Métodos contraceptivos
Conheça mais sobre os métodos contraceptivos clicando aqui! Neste texto conheceremos os principais métodos disponíveis e seus mecanismos de ação.
Puberdade
Clique aqui e saiba mais sobre a puberdade: quando ela começa, quando termina, o que é puberdade precoce e as modificações que ocorrem no corpo nesse processo.
O útero é um órgão, encontrado na mulher, que apresenta o formato de pera.
Útero
Conheça um pouco mais a respeito do útero. Clique aqui e veja as partes que o constituem e as doenças a ele relacionadas, além de conhecer sua importante função.
video icon
Enem
Aulão Pré-Enem 2019 - Oficina do Estudante
No dia 26 de outubro, transmitimos, juntamente com o Oficina do Estudante, um aulão pré-Enem! Você, que vai fazer aprova e não nos acompanhou no ao vivo, não perca tempo, assista AGORA!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.