Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Sexualidade
  3. Diafragma

Diafragma

O diafragma é um método anticoncepcional de barreira, assim como a camisinha. Feito de látex ou silicone, é formado por uma delgada membrana, com bordas firmes e flexíveis e deve ser utilizado no colo do útero, evitando a passagem dos espermatozoides.

Com o advento da pílula anticoncepcional e a popularização da camisinha, seu uso nos dias atuais tem sido menos frequente. Entretanto, é sabido que, desde que usado corretamente, é altamente eficaz no que tange à contracepção, não oferece reações adversas, como os métodos hormonais, não incomoda o parceiro e amplia a autonomia da mulher em relação à reprodução.

Estudos mostram, ainda, que o diafragma pode bloquear a passagem de alguns organismos que causam DSTs, como clamídia e gonorreia. Entretanto, por não cobrir a vulva e parede vaginal, não pode ser considerado para este fim, mas pode se revelar como uma alternativa em casos em que o parceiro se recuse a usar camisinha.

Para utilizar este método, é necessária, primeiramente, uma consulta ao ginecologista. Ele analisará a existência de alguma contraindicação para o diafragma e, caso não haja, definirá, através de exame clínico, seu tamanho.

O médico, também, será o responsável por orientar a mulher a fazer o uso correto do diafragma, informando também que ele se mostra mais eficaz quando usado concomitantemente ao espermicida e que é necessário permanecer com ele no mínimo oito e no máximo 24 horas depois da relação sexual, lavando com água e sabão neutro, antes de guardá-lo.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
O diafragma é um método anticoncepcional eficaz na contracepção, quando usado corretamente.
O diafragma é um método anticoncepcional eficaz na contracepção, quando usado corretamente.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
Casal ficante
Ficar
Ficar, nova moda entre os jovens é Ficar, Ficar versos o namoro, porque os jovens preferem ficar, as vantagens de Ficar, as desvantagens de Ficar.
O beijo é um segredo que se diz na boca e não no ouvido
Beijo na Boca
Beijo na Boca, tipos de Beijo, francês, Beijo esquimó, Beijo de amigo, selinho, Beijo experimental, Beijo lagartixa, Beijo giratório, Beijo oriental, Beijo Drácula, Beijo molhado.
A camisinha protege contra diversas doenças sexualmente transmissíveis e contra a gravidez
Camisinha masculina
Aprenda mais sobre a camisinha masculina, como usá-la e os motivos que levam ao seu rompimento.
A camisinha feminina, quando usada corretamente, tem risco de falha de apenas 5%
Camisinha feminina
Entenda como funciona a camisinha feminina e aprenda como colocá-la.
Puberdade
Clique aqui e saiba mais sobre a puberdade: quando ela começa, quando termina, o que é puberdade precoce e as modificações que ocorrem no corpo nesse processo.
Medo impede que muitas vítimas de abuso sexual denunciem seus agressores
Abuso sexual
Saiba quais os tipos de violência fazem parte do abuso sexual e como denunciar essas práticas que ferem a dignidade das vítimas.